
Em 2 de Fevereiro de 2024, a cidade de União dos Palmares celebrou a festa de sua padroeira, Santa Maria Madalena, com uma procissão que reuniu não apenas os fiéis locais, mas também importantes figuras políticas. A tradição anual, marcada por profundas demonstrações de fé e devoção, viu as ruas do centro se encherem de fé e espiritualidade.
Dentre os entrevistados pelo portal BR104, o deputado Fábio Costa compartilhou sua admiração pela cidade e sua gente: “Estou muito feliz por estar aqui hoje, ao lado do prefeito Kil, uma pessoa muito querida e respeitada aqui, com aprovação lá em cima.”
O prefeito Kil, ao lado de Costa, se disse muito feliz com o evento: “Estou impressionado pela fé do povo palmarino, pela força do povo, um povo guerreiro, herdeiro da força de Zumbi dos Palmares. Muito feliz em apresentar a cidade, que está linda, e as pessoas da cidade.”
Entre as autoridades presentes, o vice-prefeito Júnior Menezes destacou a importância do evento para todos os palmarinos e visitantes: “Hoje é um dia de muita devoção, de muita fé dos palmarinos, de nossos visitantes, acompanhando mais um ano a procissão de Santa Maria Madalena.”
O ex-vereador Bruno Lopes falou sobre a tradição familiar de participar dos festejos: “Todos os anos, a gente tem essa tradição de vir aqui acompanhar a charola de Santa Maria Madalena. É um momento de fé, um momento muito bonito.”
Sebastião de Jesus, doador de uma das charolas, refletiu sobre a fé que motiva sua participação: “É uma felicidade muito grande, uma alegria, muita fé, e que esse ano seja bom para todo mundo, ano de muitas vitórias.”
O ex-prefeito Beto Baía também compareceu: “Sempre estamos aqui reencontrando os amigos… Eu tenho uma história aqui, né, mesmo que de forma menos presente, mas estou sempre em oração por nossa cidade.”
Outro ex-prefeito que também compareceu foi Iran Menezes, pai do atual vice-prefeito Júnior Menezes: “Sempre é uma honra estar aqui acompanhando a tradição de Santa Maria Madalena, renovando as energias, renovando as nossas forças, e pedir cada vez mais que tudo caminhe para o bem”, disse.
Além da procissão, a festa contou com a presença do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, garantindo a segurança dos participantes em um dos maiores eventos religiosos do Estado de Alagoas.
Assista: