129 anos de Jorge de Lima é “celebrado” com Memorial de portas fechadas

Neste sábado (23/4), o poeta palmarino Jorge de Lima estaria fazendo 129 anos de idade. Ele morreu no Rio de Janeiro, aos 60 anos.

Casa Jorge de Lima | © Reprodução

Casa Jorge de Lima | © Reprodução

Neste sábado (23/4), dia em que é comemorado o Dia Mundial do Livro, também é celebrado o 129º aniversário do poeta palmarino Jorge de Lima. Apesar da data comemorativa, a Casa Jorge de Lima continua fechada e sem previsão de reabertura.

O memorial, que fica localizado próximo à praça Basiliano Sarmento, em União dos Palmares, passou por uma reestruturação. Por se tratar de um espaço público, os recursos foram adquiridos através de uma emenda parlamentar, que teve como propositor o deputado federal Paulão.

De acordo com as informações, a obra recebeu o montante de R$ 380 mil. As obras foram concluídas em 2021, e as chaves foram entregues no dia 23 de setembro do mesmo ano.

Apesar disso, o local permanece fechado e não há, até o momento, uma data que afirme especificamente quando o memorial voltará a funcionar.

Anteriormente, o BR104 havia conversado com a secretária municipal de Cultura, Maria Elizabete. Ela nos contou que, após a entrega das chaves, ainda aconteceram algumas manutenções que foram solicitadas à prefeitura.

Elizabete disse que, no começo de 2022, solicitou à superintendência da IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a reabertura da casa. Em resposta, o IPHAN informou que essa solicitação deveria ser feita à UFAL, já que o prédio pertence à universidade.

“Assim fizemos, enviamos ofício para o Sr. Josealdo Tonholo Reitor da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Onde no dia 21 de fevereiro, recebemos no Museu Maria Mariá o Sr. Sérgio Onofre Coord. de Assuntos Culturais da Pró-reitoria e o Sr. Nilton Souza Gestor de Contratação de Manutenção da Universidade, onde solicitaram uma visita a Casa Jorge de Lima, fizeram observações e anotações”, informou a secretária da pasta.

O fato é que a Casa Jorge de Lima continua fechada, mesmo após a conclusão da reestruturação, e segue sem uma data marcada para a sua reabertura.

O poeta Jorge de Lima faleceu aos 60 anos, no Rio de Janeiro. Neste ano, irá fazer 69 anos da sua morte.