Quem circula por Maceió ou pela AL-101 Sul se deparou com carros que simulam envolvimento em sinistros de trânsito nesta quinta-feira (16). Na verdade, trata-se de uma ação da campanha Maio Amarelo, do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran), para conscientizar sobre a segurança no trânsito e alertar a população para os riscos que as imprudências causam.
O Detran espalhou seis veículos, danificados após colisões graves e reais, na capital e no interior, que foram expostos em locais estratégicos e previamente planejados para alcançar o máximo de pessoas: os bairros de Jaraguá, Pontal da Barra, Cruz das Almas, Jacarecica e Cidade Universitária, além da rodovia AL-101 Sul. Aliadas à imagem impactante dos carros, foram instaladas placas da campanha Maio Amarelo com a frase: “Não Deixe a Sua Imprudência Destruir Vidas”, além de ações de panfletagem, com informativos voltados às boas práticas no trânsito.
De acordo com o diretor-presidente do Detran, Marco Fireman, a campanha busca impactar as pessoas para que elas adotem comportamentos mais seguros, respeitando as normas de trânsito. “Precisamos transformar o trânsito em um ambiente seguro para todos. Em 2023, registramos 618 mortes causadas por sinistros de trânsito em Alagoas e buscamos, por meio de campanhas de impacto, reduzir o número de mortes. Nenhuma vida perdida no trânsito é aceitável”, afirmou.
Antes da instalação dos veículos, a ação foi alinhada com os serviços de urgência e emergência, para não haver acionamento da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para uma ocorrência inexistente.
Movimento Maio Amarelo
A campanha do Maio Amarelo está nas ruas desde o início do mês em todo o estado. Com o tema “Paz no trânsito começa por você!”, estão sendo realizadas blitze educativas em pontos estratégicos, ações educativas em instituições de ensino e distribuição de panfletos. Foram instalados 150 laços amarelos – símbolo da campanha – em todos os municípios de Alagoas, assim como foram iluminados na cor amarela os principais prédios públicos de Maceió.