Tempo

Vai chover no Ano Novo em Alagoas? Veja a previsão para a virada

Previsão oficial da Semarh e do Climatempo indica tempo firme e calor intenso em Maceió, União dos Palmares e em todo o interior de Alagoas.

Atualizado 2 meses atrás
Céu azul com nuvens brancas e sol forte ilustrando a previsão do tempo em Alagoas
Céu parcialmente nublado com presença de sol em Alagoas, cenário típico das condições climáticas no estado. (Foto: Reprodução)

UNIÃO DOS PALMARES (AL) — Não há previsão de chuva para a virada do Ano Novo em Alagoas. Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a tendência para os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro é de tempo firme, sol entre nuvens e calor em todas as regiões.

As temperaturas devem variar entre 24°C (mínima) e 33°C (máxima).

Na capital Maceió, o céu deve permanecer parcialmente nublado na hora da virada, mas sem expectativa de chuva que comprometa as festas ao ar livre. Já em União dos Palmares e na Zona da Mata, o calor será mais seco e intenso.

O que esperar do tempo no Ano Novo

De acordo com o monitoramento meteorológico, uma massa de ar seco impede a chegada de frentes frias ao estado nesta última semana de 2025. O morador que planeja eventos em locais abertos terá condições favoráveis, mas deve se preparar para o abafamento durante a noite.

Abaixo, detalhamos as condições previstas para as principais cidades da região:

LocalidadeVirada (31/12)Dia 1º de JaneiroMáxima
MaceióSol entre nuvensSol com nuvens31°C
União dos PalmaresTempo firmeCalor intenso33°C
MuriciCéu limpoCéu limpo32°C
BranquinhaParcialmente nubladoSol e calor32°C

Riscos e Alertas

Apesar da ausência de chuvas fortes, a Semarh Alagoas alerta para o índice de radiação ultravioleta (UV), que deve atingir o nível “Extremo” entre as 10h e 16h do dia 1º. O uso de protetor solar e hidratação constante é obrigatório para quem for aproveitar os rios e balneários da Zona da Mata.

O que pode mudar na previsão

Embora o cenário atual seja de estabilidade, pancadas isoladas de chuva rápida podem ocorrer no litoral sul de Alagoas no final da tarde do primeiro dia do ano. Essas chuvas são passageiras e não indicam mudança no padrão de tempo seco.

Em União dos Palmares, o fluxo de veículos na região central e no acesso à Serra da Barriga deve aumentar. O tempo bom deve favorecer o turismo local e as celebrações em família.

O que já está confirmado:

  • Tempo firme sem chuva na hora da virada (Fonte: Semarh).
  • Máximas de até 33°C em União dos Palmares (Fonte: Climatempo).
  • Índice UV em nível extremo durante o dia (Fonte: Inmet).

O que ainda não foi informado:

  • Possíveis alertas de ventos fortes para embarcações no litoral.

Erros? Sugestões? Fale com a redação: contato@br104.com.br