Você lembra do Orkut? Ele está de volta; entenda

O engenheiro de software e dono da rede social, Orkut Büyükkökten, afirmou que a plataforma retornará com novidades.

Orkut Büyükkökten | © Reprodução

Orkut Büyükkökten | © Reprodução

Internautas ficaram surpresos com a notícia do retorno inesperado da rede social que mais fez sucesso no Brasil. Sim, estamos falando do Orkut, lançado há 17 anos. A plataforma alcançou a marca de mais de 300 milhões de usuários e em 2014 foi desativada de vez.

Alguns internautas associam o retorno da rede social à recente aquisição de Elon Musk ao Twitter. Isso porque ao ser propagada a compra da plataforma por um dos homens mais ricos do mundo, internautas de toda parte pediram o retorno do Orkut para “salvar” a internet.

O fundador da rede social afirmou que “nossas opções para encontrar e construir conexões reais são poucas e bem escassas. Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir”, disse.

– Acredito que o orkut.com encontrou sua comunidade porque reuniu tantas vozes diversas de todo o mundo em um só lugar. Trabalhamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde o ódio e a desinformação não fossem tolerados. Nos dedicamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde você pudesse conhecer pessoas reais que compartilhavam seus mesmos interesses, não apenas pessoas que curtiram e comentaram em suas fotos – disse Orkut Büyükkökten.

Layout

Pelo que parece, a proposta dos desenvolvedores é que o mesmo layout da plataforma seja mantido. Desta forma, os usuários são direcionados a um passado nostálgico onde a rede social reinava.

A ideia é que, mesmo com a aparência semelhante, a rede social apresente novidades em seu retorno. Já é possível fazer um perfil na plataforma, uma vez que os usuários que utilizavam a rede social antes de ser desativada, não poderão reativar suas contas, sendo necessário a criação de um novo perfil.

Orkut | © Reprodução