Tecnologia eSIM é o novo rumo das grandes empresas de telecomunicação mundial

Portugal já utiliza a nova tecnologia e alguns dispositivos móveis já dispõem dos serviços

Tecnologia poderá tirar o SIM do seu smartphones de circulação (Créditos: Ilustração)

Tecnologia poderá tirar o SIM do seu smartphones de circulação (Créditos: Ilustração)

A nova tecnologia eSIM está sendo adotada pelas principais fabricantes de smartphones do mundo. Essa tecnologia é uma versão virtual do já conhecido SIM/físico existentes nos dispositivos móveis e baseá-se em uma especie de SIM Card implantado nos celulares, evitando que usuários coloquem qualquer tipo de “chip/SIM físicos” nos aparelhos.

Essa nova tecnologia ainda está sendo a nova aposta das empresas de telefonias móveis, uma vez que as operadoras estão adaptando seus dispositivos para a tecnologia 5G, e o eSIM seria um complemento satisfatório.

O eSIM viabiliza uma ampla operacionalidade nos próximos dispositivos possibilitando as grandes fabricantes alocarem possíveis recursos com mais simplicidades aos seus clientes. Esse tipo de recurso também vai contribuir para acabar com certas exclusividades nas distribuições de equipamentos entre operadoras e fabricantes.

+ Nova tecnologia vai interceptar sinais de celulares em presídio de forma automática

Com um SIM card virtual, usuários poderão migrar para outras operadoras de forma mais ágil em relação aos serviços disponibilizados entre as operadoras hoje em dia.

Funcionará da seguinte forma: caso um turista estrangeiro que chegar em qualquer país queira contratar os serviços de planos pre-pagos de uma operadora local, com o eSIM ele poderá fazer isso sem a necessidade de se deslocar para alguma loja na intenção de aderir os respectivos serviços, ou seja, será o fim dos chips SIM físicos.

Aos usuários que normalmente fazem uso de dois números telefônicos a migração para outras operadoras funcionará sem muitas complexabilidade bastando apenas alterar algumas configuração no telefone.

Por tanto a nova tecnologia pode está descartando os SIM Cards/físicos de uma vez por todas, e ainda conta com a  tecnologia 5G para alimentar ainda mais as ideias. Possibilitando aos usuários a liberdade de escolha de uma determinada operadora sem serem forçados pelos serviços.

A ideia da nova tecnologia é tornar os planos mais livres e consecutivamente os dispositivos. Mas sejamos prudentes: não precisamos ter uma bola de cristal para sabermos que as operadoras não irão deixar que nossas liberdades sejam tão fáceis de serem manipuladas neste quesito.