Saiba como cadastrar a CNH Digital e ativar no Portal de Serviços do Denatran

É preciso que o motorista vá ao departamento do Detran onde foi emitido a CNH impressa caso não possua a certificação digital

Nova Habilitação Digital (Crédito: Reprodução/Internet)

Nova Habilitação Digital (Crédito: Reprodução/Internet)

Os condutores de veículos no Brasil já tem um novo método para apresentar sua Carteira Nacional da Habilitação quando for solicitada, trata-se da CNH Digital. Um App desenvolvido pelo Serviço de Processamento de Dados (Serpro), está disponível em todos os smartphones com sistemas operacionais (iOS e Android).

Para uso exclusivo da CNH, os usuários devem realizar um cadastramento no Portal de Serviços do Detran. Esse cadastro é necessário e pode ser efetuado de maneira simples, no entanto, se faz necessário uma autenticação do próprio órgão responsável para que o portador do documento possa utilizá-lo de forma legal.

Outra novidade no serviço é o acesso ao documento sem a necessidade do uso de Internet, já que todo o serviço funciona por meio do sistema QR Code (código de barra escaneável), que permite a aplicação lince, que por sinal também foi desenvolvida pela Serpro.

+ LG registra patente de aparelho dobrável e pode apresentar novidade em 2019

No Brasil este é o primeiro documento de Identificação Civil Digital válido, e pode ser utilizado desde fevereiro de 2018 em todo país.

Como aderir a CNH Digital

É necessário ter a CNH impressa no formato atual, com QR Code; “Esse formato só pode ser solicitado por quem teve a carteira emitida a partir de maio de 2017. As CNHs emitidas desta data em diante, já vem com o QR Code impresso na parte de trás“, afirma um porta voz do Detran.

Acesse aqui o link do Denatran para se cadastrar.

Passo 1: É preciso que o motorista vá ao departamento do Detran onde foi emitido a CNH impressa e confirme os dados, (Caso não possua a certificação digital). Depois, basta se cadastrar no Portal de Serviços do Detran, e efetuar o pagamento.

Passo 2: Na barra lateral esquerda do portal, clique em “Cadastro” e, em seguida, preencha todos os dados pessoais e selecione “Cadastrar”. Um link de autenticação será enviado automaticamente para o e-mail que você emitiu;

Passo 3: Você terá que ativar a conta no Portal de Serviços do Detran, clique no link de autenticação enviado para o seu e-mail;

Passo 4: Após seus dados serem validados, clique na seção “Código de Ativação”, no menu à esquerda. É necessário lembrar que o mesmo código também será enviado para o seu e-mail. O objetivo dessa credencial é conectar o celular ao sistema CNH Digital;

Passo 5: Para concluir, baixe o aplicativo CNH Digital, disponível para smartphones Android ou iPhone. Ao abrir o App pela primeira vez, o usuário terá que usar o código de ativação que foi mostrado no passo anterior. É importante ressaltar que, se você não utilizá-lo no período de 48 horas, um novo código deverá ser gerado.

Gere o código de ativação (Créditos: Reprodução/Internet)

Para CNH sem QR Code

As carteiras que foram emitidas antes de maio de 2017 não têm QR Code. Portanto, será necessário pedir uma segunda via do documento. Com isso, devem ir pessoalmente ao Detran, solicitar uma nova cópia (que custa R$ 42,42) e atualizar o número de seu celular e endereço de e-mail. Assim que a CNH estiver em mãos, basta seguir os passos de autenticação. Com todas as exigências cumpridas, a carteira de motorista passa a valer também pelo celular.