Nova política de privacidade do WhatsApp começa neste sábado (15)

O aplicativo garante que, nos primeiros três meses, não vai apagar as contas dos usuários que não aderiram as novas diretrizes.

WhatsApp — © Reprodução

WhatsApp — © Reprodução

A nova política de privacidade do WhatsApp entra em vigor neste sábado (15/05). Ao contrário do que se tem propagado nas redes sociais e em alguns veículos de comunicação, os usuários do aplicativo que não aceitaram as novas diretrizes terão 90 dias para utilizar a ferramenta normalmente.

O prazo foi definido após o WhatsApp entrar em um acordo com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), o Ministério Público Federal (MPF) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

No entanto, o prazo foi estipulado pela ANPD para que os órgãos apurassem de forma mais precisa as novas exigências da ferramenta. Em uma entrevista para a Globo News, a diretora da ANPD, Nairane Rabelo, disse:

– Esses 90 dias serão utilizados para que esses órgãos continuem a apurar toda a situação […] E nesse período, não vai haver consequências para aqueles que ainda não aceitaram – esclarece a diretora.

Anteriormente, o aplicativo havia afirmado que nenhuma conta seria apagada em casos de não concordância com as novas exigências e o app funcionaria normalmente.

No entanto, a própria diretoria do aplicativo afirma que lembretes serão exibidos com mais frequência. E, com o tempo, algumas funcionalidades do WhatsApp deixarão de funcionar.