Nova ferramenta do Instagram vai ajudar pais a monitorarem filhos na rede social

A ferramenta havia sido anunciada pelo presidente do Instagram em dezembro de 2021, e foi apresentada nesta quarta-feira (16/03), aqui no Brasil.

Aplicativo Instagram – © Reprodução/Internet

Aplicativo Instagram – © Reprodução/Internet

O Instagram anunciou, nesta quarta-feira (16/03), uma nova atualização que vai permitir um controle maior dos pais sobre os filhos em relação ao uso da rede social.

A ferramenta recebeu o nome de “Central da Família”, e tem como objetivo encaminhar relatórios com informações detalhadas a respeito do tempo que as crianças ou os adolescentes passam acessando o aplicativo.

Além disso, a ferramenta vai informar, por meio de notificações, quando o perfil seguir ou passar a ser seguido por outra conta. A rede social vai destinar uma parte do app exclusivamente para que os pais vinculem suas contas às dos seus filhos, e com isso tenham acesso ao gráfico completo.

Monitoramento da plataforma – © Reprodução

A proposta da Meta, empresa responsável pelo aplicativo, é que os pais sejam acionados quando seus filhos encontrarem possíveis exploradores na rede social. No entanto, para que isso seja possível, é necessário que o perfil dos filhos autorizem o compartilhamento das informações.

Vale lembrar que o Instagram estuda a possibilidade para que os dados sejam solicitados com ou sem o consentimento dos filhos.

A nova atualização já havia sido anunciada pelo presidente do Instagram, Adam Mosseri, em dezembro do ano passado. Na época, a empresa de Mark Zuckerberg enfrentava um série de acusações sobre os danos que a plataforma estava ocasionando à saúde mental dos adolescentes.