Netflix usará Identificação Artificial para rastrear quem compartilha senha

Um novo sistema de IA pode detectar padrões que os usuários compartilham como sua identificação de login e senha

Netflix passará a rastrear senhas compartilhadas (Créditos: reprodução/Internet)

Netflix passará a rastrear senhas compartilhadas (Créditos: reprodução/Internet)

A senha da Netflix ou HBO Go, estão sendo monitoradas por robôs para identificar o compartilhamentos das mesmas. Já que muitos usuários vêm compartilhando a senha com amigos ou até mesmo com membros da própria família. Pensando nisso a empresa britânica Synamedia, diz que uma senha como essa é uma espécie de jóia rara.

A empresa apresentou na CES (um dos maiores eventos de tecnologia do mundo) deste ano um serviço inovador, que faz uso de uma máquina para rastrear e identificar senhas compartilhadas.

+ WhatsApp limita quantidade de reenvio de mensagens para 5 destinatários

Como funciona

Um serviço de streaming que compra o acesso à plataforma da Synamedia analisa todos os dados dos usuários. Essa análise vai desde onde a senha está sendo acessada e que horas normalmente ela é utilizada pelo usuário, como também analisa os conteúdos mais assistidos e o dispositivo usado, assim por diante.

Em seguida, o rastreamento indica que uma senha foi compartilhada e fornecida ao provedor de serviços, nesse caso, aparece uma probabilidade ou um palpite sobre a certeza de que o sistema encontrou um infrator, em outras palavras, alguém que esteja “burlando” o sistema compartilhando a senha.

Um padrão típico seria você ter um assinante que esteja assistindo simultaneamente a conteúdo na Costa Leste e na Costa Oeste dos EUA“, disse o diretor de tecnologia da Synamedia Jean Marc Racine.

Punição na confirmação de compartilhamento de senhas 

Com essa análise a probabilidade de ser a mesma pessoa que esteja fazendo uso do serviço de streaming é zero. Com esses fatores o serviço escolhe o que vai fazer com o utilitário. Se o padrão de compartilhamento for extenso, indicando um número alto de acesso por vários usuários, por exemplo, as contas serão simplesmente encerradas e banidas do servidor.

Mas, se é algo um pouco mais inofensivo talvez uma senha compartilhada entre uma família, a empresa pode simplesmente enviar um e-mail, sugerindo que eles façam upgrade para uma conta Premium que a plataforma oferece.