Mudanças no YouTube geram polêmicas no Brasil

As regras anunciadas pela plataforma entram em vigor a partir do dia 1º de junho.

YouTube – © Reprodução/Internet

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O YouTube passou a notificar os usuários brasileiros a respeito das mudanças em seu Termo de Serviço. De acordo com o comunicado enviado por e-mail nesta terça-feira (25/05), a plataforma vai começar a exibir anúncios publicitários em canais que estão fora de seu Programa de Parcerias.

As mudanças, no entanto, protagonizaram grandes polêmicas entre os criadores de conteúdo nos Estados Unidos, em 2020. Isto porque, com as novas medidas adotadas pela plataforma, parte da monetização que era destinada a eles, ficará para a empresa.

Segundo o e-mail, a novidade entrará em vigor aqui no Brasil a partir do dia 1º de junho. Com isso, o YouTube terá direito de monetização dos conteúdos que são publicados na plataforma, e os anúncios poderão ser exibidos em canais que não estão no Programa de Parcerias.

Entre as principais mudanças, estão: Restrições de reconhecimento facial, Direito de monetização do YouTube e Pagamento de royalties e retenção de taxas, conforme destaca o texto encaminhado por e-mail.

Anteriormente, era necessário ao menos mil inscritos e 4 mil visualizações nos últimos 12 meses em um canal da plataforma, para que os produtores de conteúdo tivessem direito de monetização. Canais com poucos seguidores e números de visualizações não tinham esse direito, mas também não passavam propagandas em seus conteúdos.