Microsoft e Linux, a união que vai atualizar o Windows 10 e impactar usuários

As novas atualizações do sistema estão previstas para meados de junho deste ano, e a Microsoft pretende impactar seus consumidores

CEO da Microsoft incluí Linux em nova atualização do Wiindows 10 (Créditos: reprodução/Internet)

CEO da Microsoft incluí Linux em nova atualização do Wiindows 10 (Créditos: reprodução/Internet)

Como diz o ditado “águas passadas não movem moinho”, sempre ouvimos falar a respeito da briga entre a grande Microsoft e seus sistemas operacionais, contra o Linux e sua gama de sistemas de códigos fontes abertos. Por razões óbvias parece que as duas desenvolvedoras deixaram as desavenças de lado e vão se unir na nova atualização do Windows 10.

Ambas sempre mostraram um layout diferente em seus Sistemas Operacionais, e a ideia de termos os dois sistemas funcionando em conjunto, até há pouco tempo zoaria como informações incertas.

Ao que parece, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, fez o cenário mudar bastante e hoje o Linux é uma das certezas no que diz respeito ao Windows 10. Segundo informações a fabricante não se limitou em aderir o kernel do Linux, e a atualização do Sistema Operacional vai apresentar várias novidades.

+ Inspirado por Insiders, nova atualização do Windows 10 promete mais agilidade aos usuários

A fertilidade da BUILD 2019 tem se mostrado bastante agradável aos olhos dos consumidores quando se trata das novidades do W-10, e os serviços que o sistema passa-rá a disponibilizar. Falamos de muitas novidades que a empresa mostrou para o sistema, desde atualizações mais discretas em áreas onde muitos não esperavam.

Uma dessas novidades já estão disponíveis há algum tempo, estamos falando do WSL (Windows Subsistem Linux). Com essa atualização várias novidades e melhorias no sistema foram apresentadas. A primeira é a integração que a Microsoft esta fazendo com um Kernel personalizado e desenhado unicamente para o sistema de forma nativa.

O kernel que será utilizado no W-10 é baseado na versão 4.19 do Linux, e está sendo esperado para meados deste ano. Essa integração está sendo uma grande aposta da Microsoft tanto que o sistema será atualizado pela loja de apps da empresa.

Além disso, a Microsoft apresentou um novo formato de “terminal” para o W-10. Ele será a porta para os usuários mais experientes acenderem todas as funções do sistema, quer seja Linux ou PowerShell. A ideia da desenvolvedora é substituir o já existente e dar uma melhorada no manoseio de outros software dentro do sistema.

Estas são apenas algumas das novidades que a Microsoft apresentou nos últimos dias para o Windows 10. A pretensão da empresa é integrar sistemas que tenham vantagens óbvias para a nova versão.  Essa atualização vai chegar aos usuários em meados de junho.