Meta proíbe divulgação de livro sobre Stalin e Hitler no Facebook e Instagram

De acordo com a editora, essa é a segunda vez que a plataforma dificulta a comercialização do livro nas redes sociais.

Meta | © Reprodução/Internet

Meta | © Reprodução/Internet

O Facebook proibiu, na última quinta-feira (14/04), a editora Planeta de postar o selo Crítica e Tusquets, um livro que fala sobre Joseph Stalin e Adolph Hitler. A editora divulgava a obra “Hitler e Stalin: Os Tiranos e a Segunda Guerra Mundial”, do historiador britânico Laurence Rees.

A Meta, empresa que coordena as redes sociais pertencentes a Mark Zuckerberg, proibiu qualquer conteúdo da editora, tanto no Facebook quanto no Instagram, até que ele fosse analisado.

No entanto, a direção da plataforma informou que os bloqueios foram realizados por engano. “Os conteúdos foram removidos por engano e já estão restaurados”.

Essa não é a primeira vez que a Planeta passa por essa situação e, por incrível que pareça, com o mesmo livro. Na primeira ocasião, a editora utilizou os serviços da plataforma para divulgar o livro, no último dia 6, e recebeu uma notificação da Meta informando que os produtos seriam analisados. A editora recorreu e as páginas do produto não sofreram restrições ou qualquer tipo de bloqueio.