Mais quatro municípios alagoanos recebem sinal 5G a partir desta segunda-feira (27)

Até janeiro de 2026, espera-se que o sinal do 5G chegue em outras cidades de Alagoas.

Prédio da ANATEL | © ANATEL

Prédio da ANATEL | © ANATEL

A partir desta segunda-feira (27), mais quatro cidades de Alagoas estão se preparando para receber o sinal do 5G. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deu o sinal verde para a operação começar em Arapiraca, Roteiro, São Miguel dos Campos e São Miguel dos Milagres.

Desde setembro de 2022, Maceió já conta com a liberação do sinal do 5G, mas a responsabilidade do fornecimento é das operadoras Claro, TIM e Vivo. O processo de limpeza e liberação acontece em grupos no entorno das localidades, respeitando as condições de logística das operadoras de telefonia e internet.

O planejamento para a instalação do 5G em outras cidades de Alagoas já foi aprovado pela Anatel. No dia 30 de junho de 2023, está prevista a abertura do sinal em Anadia, Belém, Boca da Mata, Coité do Nóia, Feira Grande, Flexeiras, Japaratinga, Jequiá da Praia, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, Maragogi, Maribondo, Passo de Camaragibe, Piranhas, Porto de Pedras, São Sebastião, Tanque d’Arca e Taquarana.

A liberação da faixa do 5G não significa que a instalação das redes será imediata nas cidades mencionadas. As operadoras de telefonia e internet precisam planejar individualmente a instalação das estações de 5G, considerando as particularidades de cada localidade.

De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a autorização da Anatel permite que as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz possam solicitar o licenciamento e a ativação das estações de 5G nestes municípios.

Até janeiro de 2026, espera-se que o sinal do 5G chegue em outras cidades de Alagoas, como Coruripe, Delmiro Gouveia, Girau do Ponciano, Palmeira dos Índios, Penedo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Teotônio Vilela e União dos Palmares.