Mais de 2 milhões de pessoas já fizeram o download da CRLV Digital no Brasil

O aplicativo pode ser utilizado como documento original do veículo em mais de 25 estados do país

CRLV Digital já tem mais de 2 milhões de downloads no Brasil — © Reprodução

CRLV Digital já tem mais de 2 milhões de downloads no Brasil — © Reprodução

Tecnologia – De acordo com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) tem sido bastante procurado em sua versão digital no país. O documento pode ser acionado em uma versão PDF no aplicado da CNH Digital.

Ele corresponde aos registros de dados do veículo e tem a mesma validade jurídica que a versão impressa. Além de suas funcionalidades, o app é gratuito, e estar disponível para os sistemas Android e iOS. Uma de suas peculiaridade, é o compartilhamento do mesmo documento para no máximo cinco pessoas ao mesmo tempo. Essa funcionalidade é um ponto positivo para quem ‘loca veículos’ ou dividi-o com outros membros da família.

Segundo a Serpro, mais de dois milhões de usuários fizeram o downloads do aplicativo. O Portal BR104 separou algumas funcionalidades que podem ser úteis no dia a dia para condutores de veículos no país que sempre estão sujeitos a blitz ou outros meios de abordagem das autoridades de trânsito.

Autenticar o documento em QR Code:

Após a finalização do cadastramento, um código criptografado é gerado e anexado no registro do veículo dentro do app. Esse recurso de segurança é exclusivo para a versão digital, já que a impressa não tem o código.

CNH E CRLV digitais possuem QR Code de segurança — © Reprodução

Para que esse recurso seja validado o condutor e usuário do aplicativo terá que baixar o app VIO, desenvolvido pela Serpro. Com tudo, basta finalizar e certificar-se que o veículo não possui irregularidades.

CRLV Digital em PDF:

Esse recurso pode facilitar o envio do documento através de e-mails ou até mesmo pelo aplicativo de mensagem WhatsApp, por exemplo. Não há necessidade de um conhecimento abrangente a respeito de tecnologia ou nas funções do app, basta apenas alguns toques no sistema que os dados de frente e verso estarão disponíveis para envios.

CRLV Digital pode ser exportada — © Reprodução

Clique nos três pontinhos como mostra a imagem, em seguida, basta clicar no botão (Exportar), uma nova aba irá abrir indicando qual aplicativo você pretende compartilhar o documento.

Compartilhar com outros motoristas o mesmo documento do veículo:

Como mencionado anteriormente, o documento pode ser compartilhado com outros motoristas, para isso, basta que o proprietário do veículo coloque o CPF da pessoa que está com o transporte. Diferente da opção anterior, o compartilhamento é feito de uma forma que a terceira pessoa tenha instalado o app em seu smartphone para que tenha acesso as informações do veiculo em qualquer ocasião.

Aplicativo CDT permite compartilhar a CRLV com outros motoristas — © Reprodução

Um dos pontos positivos deste aplicativo é que além da CRLV, o CDT também armazena a CNH Digital do motorista. Desta forma, um único ambiente digital pode armazenar todos os dados necessários que um condutor precisa para apresentar em uma abordagens.

Vale lembrar que os recursos deste aplicativo já podem ser utilizados nos estados. Distrito Federal, Ceará, Rondônia, Goiás, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Maranhão, Amapá, Amazonas, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Alagoas, Paraná, Mato Grosso, Acre, Espírito Santo, Roraima, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e São Paulo.