Google testa detecção automática de idiomas através das câmeras de smartphones

O aplicativo passará a traduzir textos de forma automática através da câmera de um smartphone


Publicado em: 14/05/19 às 6:55 por Johny Lucena | Atualizado em 14/05/2019 às 7:41



Foi lançado recentemente uma versão da popular aplicação Google Tradutor. Mesmo que não venha com tantas funcionalidades, foi confirmado a chegada de uma desejada característica ao serviço. Com isso iniciamos à análise confirmando que a plataforma (Google Tradutor) vai finalmente receber a tradução em tempo real, igualzinho ao Google Lens.

Com a análise do código existente na APK, disponibilizada pela (9to5Google), mostra várias linhas de códigos que possibilita à implementação de traduções em tempo real. Esse recurso lhe dará a possibilidade de traduzir seus textos apenas direcionando a câmera de seu dispositivo ao texto desejado.

Parece legal, mas a funcionalidade ainda não foi confirmada pela companhia oficialmente, porém, sabemos como ela deve funcionar e iremos lhe mostrar por aqui.

+ WhatsApp Beta: Nova versão Dark Mode do aplicativo recebe cores mais escuras

O Google Tradutor está preste a se tornar uma aplicação indispensável para dispositivos Android

Nova atualização do Google Tradutor realizará tradução através da câmera do smartphone © Reprodução/Internet

Nova atualização do Google Tradutor © Reprodução/Internet

Para muitos usuários, a aplicação já se faz extremamente útil. Porém, a nova aplicação deixará ainda mais prático para aqueles que à utilizam. As funcionalidades como a tradução de texto e a necessidade de selecionar os idiomas a serem traduzidos, tirar fotos e só depois o aplicativo irá realizar uma análise para que possa identificar as porções de textos.

Porém, com essa nova funcionalidade não vai ser necessário fazer nada disso. O aplicativo irá detectar de forma automática qual idioma presente no texto será realizado a tradução. Para isso, basta apontar a câmera do celular em direção ao texto.

Esse recurso já é conhecido no Google Lens, a tradução ocorre de forma automática através da câmera do dispositivo que esta sendo utilizado, com um tipo de fonte semelhante ao original. Dessa forma é possível ver também qual idioma será detectado no topo do ecrã.

+ Google leva realidade aumentada em nova atualização do Google Assistente

No fundo do ecrã surgirá um atalho que permite ao usuário pausar a tradução, ao clicar neste atalho, o processo de tradução será suspenso e passará a exibir o texto original.

Outras mudanças que acompanham essa nova atualização é a modificação na barra de navegação, onde estarão os ícones para as novas funcionalidades. Enquanto ao meio da aplicação estará o ícone que acenderá à tradicional digitação de textos.  Por fim, à direita está o ícone que permiti-rá abrir um ficheiro da galeria de imagens do dispositivo em questão.