Google leva realidade aumentada em nova atualização do Google Assistente

O Google ainda não estabeleceu uma data formal para o lançamento dos novos recursos no sistema

Google leva realidade aumentada em nova atualização do Google Assistente (Créditos: Renato Santino)

Google leva realidade aumentada em nova atualização do Google Assistente (Créditos: Renato Santino)

Em abertura do Google I/O na noite desta terça-feira (7), a companhia aproveitou e anunciou várias novidades para o Google Assistente. Um dos destaques mais interessante ficou na inteligência artificial ter sido introduzida à smartphones e permitir que o comando de voz passe a localizar apps no dispositivo, reduzir a dependência com a internet e fazer com que os acessos sejam completados com mais facilidade.

Para o Google, incluir vozes em smartphones há um tempo atrás era um pouco complicado, isso por conta do peso do arquivo ao ser incluído nos celulares. A empresa disse ainda que antes os dados ocupariam 100 GB da memória de um smartphone, agora sofreu uma redução de consumo que chega apenas 0,5 GB.

+ Microsoft e Linux, a união que vai atualizar o Windows 10 e impactar usuários

Isso significa que, em sua demostração no palco do I/O, será possível ter acesso ou alternar aplicativos rapidamente através de comando de voz. A demonstração também mostrou a possibilidade de realizar várias tarefas em pouco tempo e sem a necessidade de repetir o “Ok Google”, em cada ação.

Em alguns instantes o aparelho conseguiu reservar uma corrida no Lyft, abrir cinco aplicativos diferentes, abrir o Twitter diretamente no perfil do cantor John Legend, tudo isso através de pedidos do usuário. Além de acender e apagar a lanterna e ainda abrir a câmera frontal para tirar uma selfie.

Segundo o Google os novos recursão serão introduzidos primeiramente nos próximos Pixels, que provavelmente serão lançados em outubro deste ano. A companhia também não informou uma previsão para que outros dispositivos possam aderir os recursos.

Vale ressaltar que o assistente teve o seu principal recurso melhorado: O Google Duplex, uma inteligência artificial que tem como objetivo se comunicar com estabelecimentos comerciais e realizar reservas através do celular. A novidade é que o serviço também agirá por meio da internet.