Google disponibiliza atualização que permite o Android funcionar como chave de segurança

O novo recurso já encontra-se disponível desde quarta-feira (10), e só será aceito em sistemas Android com versão 7 ou superior

Google anuncia sistema de segurança que utiliza o sistema Android como chave de acesso (Créditos: Internet)

O Google anunciou mais uma novidade está semana, a companhia pretende habilitar uma integração entre celulares com sistemas Android e computadores que tenham suporte a Bluetooth. A intenção do Google é aumentar a segurança das contas de seus usuários.

A ideia da desenvolvedora é que os dispositivos possam funcionar como uma especie de chave ao invés de senhas e logins: ao digitar usuário e senha para ter acesso aos serviços on-line, os computadores irão se conectar com os smartphones através do sistema Bluetooth, para então o usuário acionar a autorização de login através do dispositivo móvel, e passar a ter acesso aos serviços oferecidos na plataforma.

+ Nova atualização do WhatsApp poderá direcionar Status aos Stories do Facebook

O novo recurso do Google passou a ser disponibilizado em sua fase de teste (beta) nesta quarta-feira (10). Inicialmente o recurso só poderá ser rodado em celulares com sistemas Android em sua versão 7 (Nougat) ou mais ressentes.

O usuário que se interessar na nova atualização da empresa poderá checar a versão do sistema de seus smartphones na tela de ajustes ou de configuração de sistemas em seu dispositivo e ver se ele é compatível.

Google vai permitir que celulares Android sejam usados como chave de segurança (Créditos: Reprodução)

Na prática, o novo recurso apresentado pela desenvolvedora transformará o celular em um fator de autenticação, com isso a empresa pretende dispensar as mensagens por “SMS” ou aplicativos que gerem códigos no telefone para liberar o acesso a conta.

Desta forma, mesmo que hacker tente roubar a senha de algum usuário remotamente para ter acesso a sua conta; ele teria que roubar o celular da vitima também, o que é quase impossível já que estamos falando de ataques cibernéticos.

O usuário também pode utilizar o celular para um conjunto de chaves de segurança USB para que a proteção oferecida seja duplicada. Desta forma, uma conta que passe por um possível ataque, o responsável pelo crime teria que roubas ambas as chaves para poder ter acesso à conta.