Google bane ES File Explore da Play Store por fraudes em anúncios

A DO Global foi expulsa da plataforma com o maior número de apps excluídos nessa ação

A DO Global foi expulsa da plataforma do Google Play Store por fraudes em anúncios (Créditos/Internet/Imagem)

Google iniciou está semana o que pode ser um dos maires banimentos de apps de uma única desenvolvedora na Play Store. Os alvos foram os aplicativos desenvolvidos pela (DO Global), empresa parceira da Baidu e responsável por apps como ES File Explorer e o Selfie Câmera.

Foram aproximadamente 100 aplicativos sendo que até agora apenas 46 foram removidos. Juntos, eles totalizam 600 milhões de download e mais de 250 milhões de usuários que estão utilizando estes aplicativos neste exato momento.

De acordo com as análises das empresas de segurança (Check Point e Method Media Intelligence), demonstram que cerca de 6 softwares da DO Global continham códigos com endereços a cliques fraudulentos em anúncios, entre esses estavam nas funções do Selfie Câmera e o Total Cleaner, as funções poderiam drenar as baterias dos smartphones e gerar dados sem autorização de usuários.

A grande parte dos apps  ocutava a identidade do desenvolvedor e do usuário final, mostrando que eles foram produzidos pelo “Pic Tools Group (Photo Editor & Photo Grid & Collage)”.

+ Tecnologia eSIM é o novo rumo das grandes empresas de telecomunicação mundial

A GO Global admite problema com publicidades (Créditos: Internet/BuzzFeed News)

O relatório também revela que o Selfie Câmera permitia aos programadores reivindicar falsamente pagamentos de recompensa por permitir downloads de terceiros e existência de várias funções escondidas.

O que mostra que a DO Global não era um peixe pequeno no ecossistema Android. A multinacional chinesa de tecnologia Baidu é dona de parte da companhia, e afirma ter 250 milhões de usuários mensais ativos e o acesso de 800 milhões de pessoas através de sua plataforma de propagandas.

Nós ativamente investigamos comportamento malicioso e, quando achamos violações, nós tomamos ações, incluindo a remoção da habilidade de um desenvolvedor de monetizar seu aplicativo com o AdMob ou de publicá-los na Play Store“, afirmou um porta voz do Google ao Buzzfeed.