Google anuncia o Stadia, plataforma que funciona como uma ‘Netflix dos games’

A nova plataforma poderá ser comercializada primeiramente nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e na Europa ainda este ano

Novo plataforma de Streaming do Google Stadia é anunciada (Créditos: Reprodução/Internet)

“O futuro dos games não está mais numa caixa”: Essa foi a mensagem de apresentação feita pelo Google ao apresentar para o mundo o Stadia, seu novo projeto de Streaming de games, uma especie de Netflix para jogos.

O Stadia recebeu ajuda da infraestrutura de processamento na nuvem. Com isso a empresa gigantesca da tecnologia vai permitir que seus usuários desfrutarem de games em qualquer tela de celular ou TV. E o mais legal, com qualquer controle. Isso claro, desde que o usuário esteja conectado a internet.

+ Apple começa a dar forma a sua plataforma de Streaming

Caso o projeto apresentado pelo Google funcione, poderá acabar com o mercado tradicional de entretenimento de muitos fabricantes de games físicos do mundo, deixando para trás grandes marcas como a Sony, Nintendo e Microsoft.

O Google fez o anuncio durante a “Game Developers Conference”, um evento do setor de games realizado nesta semana em São Francisco. O Stadia (ou estádio, em latim) pode chegar ao mercado de games nos Estados Unidos até o final deste ano.

O Google criou seu próprio estúdio para jogos exclusivos da Stadia (Créditos: Reprodução/Internet)

No Canadá, Reino Unido e na Europa, o projeto também poderá chegar até o final deste ano. Para o Brasil, a companhia ainda não definiu uma data de lançamento.

Especialistas apontam que uma assinatura nos moldes de plataformas como a Netflix ou Spotify, poderá ser o modelo de negocio mais provável para que os jogadores possam realizar os pagamentos e terem acesso aos jogos.

Porém, o Google ainda não disponibilizou quais e como pode ser os jogos disponíveis na plataforma. Na conferencia em São Francisco, alguns argumentos de jogos como Doom e assassin’s creed foram especulados como principais jogos disponíveis na plataforma de Streaming.

Stream no Stadia, Assassin’s Creed pode star entre os jogos (Créditos: Reprodução/Internet)

Além do projeto permitir sua jogabilidade através da rede de internet sem a necessidade de um novo dispositivo, o Google pretende modernizar com novas funções nos games.

Por meio do Stadia, os criadores de conteúdos poderão jogar suas partidas e transmiti-las ao vivo para seus espectadores, através de uma função chamada Crowd Play. Uma outra ferramenta disponibilizada aos jogadores é a State Share, que permitirá a um determinado jogador, iniciar o jogo a partir de uma fase especifica, isso tudo em menos de dez segundos.

+ Psicólogos alertam que jogos como Free Fire não desenvolve personalidade violenta

A empresa também desenvolveu um estúdio próprio com jogos para o Stadia. Jade Raymond, é o responsável pelo estúdio. O cara é nada mais nada menos que o responsável pelo desenvolvimento de games como Watch Dogs, da Ubisoft. A plataforma também traz um controle próprio que auxiliará os usuários que pretendem gravar seus jogos ou pedir ajuda ao Google Assistent.

Porém, uma outra noticia deixou os internautas empolgados. É que, empresas como a Sony e Microsoft também estão neste mesmo barco e pretende lançar algo semelhante ainda este ano.

De acordo com especialistas, o setor esta cheio de potencial, mas encara algumas incertezas.

O Stadia é uma ótima prova de conceito, mas só fará sucesso se tiver usuários e bom conteúdo disponível“, disse Daniel Ahmad.