Em 24h, mais de 85 mil pessoas foram vítimas de golpes no WhatsApp

Empresa de segurança cibernética alerta sobre golpes que prometem doar brinquedos no Dia das Crianças

Tecnologia — Neste próximo sábado todo o Brasil comemora junto com as crianças o (Dia Nacional das Crianças), e como a intenção é presentear os baixinho vale ficar atento nos golpes armados por hackers mal intencionados na internet. Ao menos é o que indica a empresa especializada em segurança cibernética Kaspersky.

A empresa constatou dois supostos golpes revestidos de campanhas que prometem doar brinquedos da RiHappy e um outro promete distribuir gibis da Turma da Mônica gratuitamente. A campanha que circula no WhatsApp já vitimou 85 mil pessoas em menos de 24 horas.

+ Instagram bane aba “Seguindo” e libera modo escuro para versão 114.0 do iOS

A primeira campanha utiliza o nome da empresa RiHappy, uma das maiores varejista do país. No link da campanha, os golpistas prometem doar brinquedos caso o internauta clicar no link, onde a vítima é direcionada para uma página monitorada pelos criminosos. A Kaspersky constatou que mais de 85 mil pessoas clicaram neste link nos últimos dias.

O site em questão pede para que a pessoa responda três perguntas para ser premiada e posteriormente ganhar os brinquedos. Além disso, os golpistas pedem que a vítima compartilhe a mensagem para seus contatos ou grupos do WhatsApp.

Na verdade este golpe serve apenas para direcionar os internautas para um site com conteúdos publicitários, onde quem está por trais recebem uma determinada quantia por acesso. O brinde não faz parte da visita, ou seja, não existe.

O segundo, trata-se de mais um golpe onde criminosos utilizam os personagens de Mauricio de Sousa como isca para crimes online. Este, promete distribuir gibis da Turma da Mônica de graça. Vale lembrar, que os personagens foram usados em um golpe que tinha como objetivo coletar dados de cartões de créditos.