Funcionamento noturno do Pix é limitado em dois horários pelo Banco Central

A nova funcionalidade deve ser implantada nos próximos dias pelas instituições bancárias que fazem uso da tecnologia.

Pix – © Reprodução/Internet

Pix – © Reprodução/Internet

Mais uma novidade no Pix foi anunciada pelo Banco Central na manhã desta segunda-feira (22/11). Segundo a instituição financeira, haverá novas mudanças em horários noturnos com o objetivo de auxiliar os clientes em caso de golpes.

De acordo com o comunicado, a nova regra oferece aos clientes a escolha de um horário em que a ferramenta irá realizar operações de até R$ 1 mil. Nesse caso, o usuário poderá escolher entre as seguintes opções: das 20h às 6h (horário padrão) ou das 22h às 6h.

Segundo o BC, as demais instituições financeiras que disponibilizam a tecnologia para seus clientes, devem oferecer a opção até o dia 22 de julho do próximo ano. A novidade vem logo após a autarquia anunciar novas funcionalidades na segurança da ferramenta, como o bloqueio cautelar e o mecanismo especial de devolução.

Para a instituição, a ideia é facilitar a devolução de recursos em casos onde o cliente foi lesado. O bloqueio cautelar, por exemplo, oferece recursos ao banco onde o usuário tem uma conta, para poder realizar um bloqueio preventivo do valor transferido no prazo de até 72 horas após a transferência.

No caso do mecanismo de devolução, tanto a instituição bancária quanto o usuário podem acionar a opção. Nesse caso, um boletim de ocorrência deve ser registrado, além de uma comunicação imediata com o banco por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) ou ouvidoria.