Falha no app do Itaú é corrigida e contas de usuários são normalizadas

Alguns clientes que efetuaram pagamentos de boletos e que não conseguiram realizar os procedimentos estão inseguros.

Símbolo do Itaú – © Reprodução

Símbolo do Itaú – © Reprodução

O sistema do Itaú voltou a funcionar por volta das 18h desta quinta-feira (03/03), após uma série de transtornos aos clientes do banco, ocasionada por uma pane. Depósitos com a titularidade desconhecida estavam sendo realizados e alguns clientes da instituição bancária tiveram seu dinheiro removido sem a devida alteração.

Como se não bastasse, um grupo de golpistas estava encaminhando e-mails falsos para os contribuintes, alegando que eles receberam um valor da Receita Federal. A mensagem vinha acompanhada de um link que dava acesso ao resgate do valor.

Diante do caos instalado no site e no aplicativo do banco, alguns clientes começaram a buscar orientações a respeito dos valores que foram depositados em suas respectivas contas e que após a instabilidade não existiam mais.

Para especialistas, os consumidores não podem se responsabilizar pelo prejuízo da instituição, ocasionado pelo pane no sistema. Eles alegam que os usuários devem ficar atentos enquanto a regularização e a situação de suas faturas e contas correntes não são normalizadas.

De acordo com o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), enquanto não se sabe qual a medida correta para corrigir a falha na prestação de serviço por parte da instituição financeira, se faz necessário que o usuário entre em contato com o destinatário da conta paga e se certifique de que o débito foi quitado corretamente.

Normalidade do app

Na manhã desta sexta-feira (04/03), o Banco Itaú informou que o acesso ao aplicativo foi normalizado e que “os extratos e saldos das contas correntes de todos os seus clientes estão atualizados, com todos os valores integralmente recomposto”. Ainda segundo o comunicado, o acesso a canais digitais está sendo liberado gradativamente.