Estudantes alagoanos conquistam 1º lugar em competição Internacional de robótica

Os representantes alagoanos da Escola Sesi Cambona, em Maceió, conseguiram o feito após 10 meses de preparação

Estudantes alagoanos ganham prêmios em campeonato de robótica Internacional — © Assessoria

Estudantes alagoanos ganham prêmios em campeonato de robótica Internacional — © Assessoria

O torneio Internacional de Robótica First Lego League (FLL), teve representantes brasileiros, desta vez incluindo estudantes do Sesi Alagoas. O evento aconteceu em Montevidéu, no Uruguai, a grande final aconteceu ao longo deste último sábado (1).

Os estudantes alagoanos chegaram a conquistar um título inédito na competição que reuniu 66 equipes de países como Brasil, Argentina, Colômbia, México, Estados Unidos, Espanha, África do Sul e Israel. Os estudantes brasileiros foram do estado de Alagoas, São Paulo e do Rio Grande do Sul, e tem entre 9 a 16 anos.

+ Entenda como funciona a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo

O desafio dos participantes era construir um robô com peças de LEGO, e teria que atender as exigências da competição, no qual erá proposto um desafio Into Orbit (Em Órbita). Onde eles teriam que entender e pesquisar como viver no espaço.

Além disso, eles tinham que identificar as dificuldades e propor soluções para que os problemas físicos ou até mesmo sociais, focem solucionados durante a viagem de exploração espacial.

Os desafios não pararam simplesmente por ai. Os robôs desenvolvidos pelos estudantes tinham que se locomover em locais com crateras, além de ajudar um astronauta a voltar para base espacial com segurança.

O grupo de estudantes alagoanos passaram cerca de 10 meses se preparando para participar da competição.

Ficamos entre as dez melhores equipes de todo o torneio! Após as reavaliações e últimos rounds, temos a alegria de ter obtido muito conhecimento e compartilhado nossas experiências com inúmeras equipes”, destaca Joyce Sapucaia de 16 anos e aluna do 2º ano do ensino médio da escola Sesi Cambona.

+ Jovem desenvolve luvas inteligentes que convertem linguagem de sinais em áudio

É a primeira vez que uma equipe de robótica alagoana conquista, em um torneio internacional, uma premiação em 1° lugar. Voltamos para o Brasil muito felizes por termos alcançado mais essa conquista”, esclarecesse professor Eduardo Monteiro Cerqueira.