Deep Web: Como funciona o outro lado da internet mundial?

Ao passar dos anos, esse termo "Deep Web" passou a ter popularidade e seu significado foi alterado por diversas vezes

Deep Web como funciona (Créditos: Reprodução/Internet)

É provável que sua curiosidade até este artigo seja para esclarecer suas duvidas a respeito da tão conhecida Deep Web, que nos últimos dias passou a ser falada em todas as plataformas de noticias.

Este artigo trás uma breve noção de como funciona a internet.

Para isso, se faz necessário que você tenha em mente que a internet na qual você esta logado(a) neste momento lendo este artigo ela é dividida através de diversos sites onde você pode encontra-lo através de um buscador como  Google Chrome, por exemplo.

Em todo caso, a internet não se limita apenas no que nós estamos acostumado a ver diariamente há uma cerco bem maior e mais complexo do que isso.

+ Psicólogos alertam que jogos como Free Fire não desenvolve personalidade violenta

A verdade é que podemos dizer que a noção “internet” que estamos familiarizados é responsável por uma pequena fatia da torta. Seria algo semelhante a um iceberg, porém, o que conhecemos representaria apenas a cabine.

Há uma parte no mínimo submersa para nós chegando a ser bem maior do que estamos visivelmente familiarizado.

Onde é guardada uma quantidade de informação superior ao que conhecemos e que pode até chocar a humanidade.

Deep Web e sua essência (Créditos: Reprodução/Internet)

Ao passar dos anos, esse termo “Deep Web” passou a ter popularidade e seu significado foi alterado por diversas vezes. Aqui no Brasil, a expressão utilizada para se referir a ela é “web profunda”, hoje refere-se a uma diversidade de sites e servidores não indexados pelos mecanismos de buscas que utilizamos diariamente.

O que isso significa? 

Isso significa que essa parte do iceberg nem todos podem ter acesso se não possuírem conhecimentos e obterem as ferramentas necessárias para navegar em tais servidores.

No passado a Deep Web estava associada a tudo que era ilegal na internet. Hoje, esse submundo das redes guarda muito mais do que conteúdos ilegais, tais como projetos que podem servir para a segurança pública.

Indo mais a fundo na própria Deep Web, existe uma divisão, a qual muitos conhecem como Dark Web.

Em sua essência a Deep Web não é fácil de defini-la em poucas palavras. Estamos aqui comparando-a com um iceberg para que sua compreensão seja mais exata.

Na superfície o que podemos enxergar seria representado pelos sites que conhecemos e geralmente costumamos visitar como Google, Facebook, Instagram seus e-mails e todo o universo vastos dentro da internet que conhecemos, isso definiria a ponta do iceberg.

Usamos a imagem de um Iceberg para definirmos a Deep Web (Créditos: Reprodução/Internet)

A parte submersa seria representada pela Deep Web. Essa seria a parte da internet que não conseguiríamos acessar sem as ferramentas necessária, ou você já viu algum mergulhador sem seu kit de oxigênio no fundo do mar? pois bem, é lá que diversos tipos de pessoas esconde informações que não querem guardar nos mecanismos tradicionais de busca, isso entendemos como Deep Web.

O que é encontrado na Deep Web?

Outra definição que fizemos para nos referimos a Deep Web, seria a fatia minúscula do bolo para a internet que conhecemos, e o restante para o Deep. Com sua porção gigantesca da internet, seu conteúdo é bastante vasto e amplo.

Com isso, qualquer tipo de informação poderá ser encontrado na web profunda, desde informações pessoais até arquivos ultrassecretos do governos e autoridades, por exemplo.

A existência de grupos ativistas, políticos que acabaram encontrando na web profunda a oportunidade para trocar informações. Com isso, a internet profunda é sempre lembrada por vendas ilegais de produtos e arquivos.

Há informações de que seres humanos  e órgãos também são comercializados por lá, nessa área é representada pelo nome que citamos a cima, Dark Web.

Resumindo, a Deep Web é o local onde você pode encontrar qualquer tipo de informação, basta saber onde e quem procurar.