Celular Seguro: Aplicativo do Governo Federal propõe inibir roubos de smartphones

Especialistas afirmam que, na prática, nem sempre as coisas são como se diz.

Celular Seguro | © Reprodução

Celular Seguro | © Reprodução

O governo federal apresenta nesta terça-feira (19) o aplicativo “Celular Seguro”, uma iniciativa destinada a combater roubos e furtos de smartphones, permitindo que vítimas notifiquem diversas instituições de forma rápida e eficiente.

Apesar do objetivo nobre de inibir a ação de criminosos, especialistas alertam para desafios que podem comprometer a eficácia completa do serviço criado pelo governo.

O aplicativo e o site, desenvolvidos em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e bancos, possibilitarão que usuários que tiveram seus celulares roubados ou furtados notifiquem operadoras de telefonia e instituições bancárias simultaneamente, agilizando o processo de comunicação em casos de emergência.

No entanto, a proposta de transformar os aparelhos roubados em “um pedaço de metal inútil” como disse o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, não segue por esse caminho.

Segundo informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o bloqueio imediato não é garantido, com a associação de operadoras de telefonia mencionando um prazo de até 6 horas para encaminhar o pedido às operadoras e mais 1 dia útil para efetivar o bloqueio da linha.

Alguns bancos participantes prometem bloqueio instantâneo, enquanto outros indicam um prazo de até meia hora após o alerta recebido pelo aplicativo.

Outra limitação destacada pelos especialistas é que, apesar do bloqueio da linha, os aparelhos não ficarão totalmente inutilizados. Para atingir esse objetivo, seria necessário o bloqueio dos sistemas pelos principais desenvolvedores, Google (Android) e Apple (iOS), que até o momento não foram citados como parceiros no projeto.

A proposta de cadastramento prévio e a notificação simultânea a operadoras e bancos são reconhecidas como avanços, prometendo maior agilidade nas medidas tomadas pelas vítimas.

No entanto, os desafios mencionados indicam que a jornada para transformar o Celular Seguro em uma ferramenta completamente eficaz contra roubos e furtos ainda é um projeto para o futuro. A expectativa é de que ajustes e parcerias adicionais sejam estabelecidos para aprimorar a eficácia do serviço ao longo do tempo.

Celular Seguro | © Reprodução