Bil Gates afirma que seu maior erro foi não ter feito a Microsoft superar o Android

O empresário ainda ressaltou: 'Android é a plataforma não-Apple padrão padrão do mercado mobile'

Bill Gates em entrevista para a Village Global — © Village Global

Bill Gates em entrevista para a Village Global — © Village Global

Uma entrevista do co-fundador e antigo executivo chefe da Microsoft Bill Gates para a Village Global, empresa de investimentos, Gates destacou que o seu maior erro foi permitir que o Android se tornasse um sistema operacional em detrimento dos softwares desenvolvidos pela Microsoft.

Esses são mercados do tipo ‘o vencedor leva tudo’. Então meu maior erro foi ter me engajado em algum tipo de ingerência que levou a Microsoft a não ser o que o Android é. O Android é a plataforma não-Apple padrão. Era uma coisa natural para a Microsoft ocupar esse espaço“, disse Gates.

Para o ex-executivo da Microsoft, só existe espaço para um sistema operacional além do iOS da Apple, e ainda ressaltou o quanto isso poderia valer: “US$ 400 bilhões que seriam transferido da companhia G para a companhia M?“, disse na entrevista.

+ Novos recursos musicais ganham espaço no Facebook e Instagram

O Windows Phone, junto com sua resposta lenta e a falha em reconhecer a revolução moderna dos smartphones que a Microsoft teve, significava que o sistema da companhia só seria lançado no final de 2010. A essa altura, já era tarde demais.

Isso porque o Google estava lançando uma quantidade de recursos sem precedentes por trás de seus esforços e, em 2010, cresceu muito, com algo como seis grandes lançamentos do Android e um conjunto de aplicativos matadores como Gmail, Search, YouTube e Google Maps.

A Microsoft poderia construir um sistema operacional, mas não poderia competir com os serviços do Google. O Windows Phone foi morto pela lacuna do aplicativo.

+ Apple liberá quinta versão beta de seus principais sistemas operacionais

No ano de 2012 o ex-CEO do Google, Eric Schmidt chegou a afirmar que o objetivo inicial da plataforma erá ultrapassar a Microsoft no mercado de sistemas mobile. “Na época, nós temíamos que a estratégia de celulares da Microsoft fosse dar certo“, afirmou Schmidt, em uma audiência legal entre o Google e a Oracle em 2012.

Na entrevista, Bill Gates assumiu a total responsabilidade por não reagir à nova era dos smartphones. Mas nessa época, ele já tinha outros planos e se concentrava na Fundação Bill & Melinda Gates.

O iPhone por sua vez lançou seu primeiro dispositivo em 2007. Já o  primeiro dispositivo Android foi lançado em 2008. Gates já havia anunciado seu plano de transição em junho de 2006.