Segurança

Operação policial de AL cumpre mandado de busca e apreensão após denúncia de pedofilia

Um celular usado pelo suspeito para mandar mensagens de cunho sexual foi apreendido

Publicado:


Participação dos peritos criminais na operação | @ Ascom Polícia Científica
Participação dos peritos criminais na operação | @ Ascom Polícia Científica

As polícias Civil e Científica de Alagoas realizaram na manhã desta quinta-feira (25), mais uma operação de combate à pornografia infantil. Equipes da Delegacia dos Crimes Contra a Criança e o Adolescente e do Instituto de Criminalística cumpriram um mandado de busca e apreensão em uma casa na Ponta Grossa, em Maceió, de um homem acusado de enviar mensagens com conteúdo de perversão sexual para uma mulher.

A delegada Teila Rocha explicou que as investigações foram iniciadas após uma mulher procurar a delegacia para denunciar este homem que teria iniciado conversas com ela em uma rede social. A conversa salva continha mensagens de incesto, pedofilia, zoofilia, uma suposta confissão de um crime de estupro contra uma criança e tentativas de persuadir a vítima a enviar vídeos e fotos da filha dela, menor de idade.

O mandado de busca e apreensão foi expedido pela 14ª Vara Criminal da Capital, após investigação da DCCCA e teve como objetivo identificar apreender computadores, aparelhos de telefone celular, HDs externos, pendrives, cartões de memória. A ordem judicial determinou a apreensão também de quaisquer outros meios de armazenamento de mídias digitais que possam ser instrumentos de atos ilícitos.

“Estávamos investigando esse caso desde março e, após conseguir provas robustas, solicitamos à Vara uma representação de busca cumprida hoje. Ressalto a importância de, em casos como esse, as vítimas sempre salvarem as conversas, não se calarem e denunciarem para que crimes como esse não fiquem impunes”, disse a delegada.

O chefe do Instituto de Criminalística de Maceió, perito criminal Charles Mariano, explicou a participação do órgão na operação com a utilização da unidade móvel. A perícia durante a busca e apreensão poderá fornecer elementos probatórios importantes para o curso das investigações criminais, como também apontar evidências de outras práticas delitivas específicas.

“A participação do Instituto de Criminalística é realmente crucial no combate à pedofilia, pois a perícia realizada no local das operações pode fornecer evidências importantes para a investigação e o flagrante dos crimes. É um trabalho muito importante e sensível”, afirmou o chefe do IC de Maceió.

Ivan Excalibur, perito criminal chefe de perícias internas, explicou que na casa do suspeito foram analisados um notebook, pendrives e um smartphone. O aparelho de celular da marca Motorola foi apreendido e lacrado no local dos exames, obedecendo toda cadeia de custódia necessária para a atividade pericial.

“O telefone será enviado pela delegacia para a seção de crimes informática forense e lá no laboratório serão realizados os exames de extração de dados do dispositivo smartphone e do chip com as ferramentas especializadas, e esse material será analisado de acordo com o objetivo definido pela autoridade requisitante visando fortalecer o inquérito policial”, explicou o perito criminal.

*Com Agência Alagoas

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Com número de abril, primeiro trimestre de 2024 torna-se o menos violento desde o início da série histórica em 2012 | @ SSP/AL
Segurança
Alagoas registra o segundo abril menos violento da série histórica, aponta SSP

Primeiro quadrimestre de 2024 também é o melhor para a segurança pública desde 2012


Investimento em tecnologia é prioridade para o Governo de Alagoas | @ Ascom Seris
Segurança
Investimento em tecnologia: cinco mulheres são flagradas pelo bodyscam com drogas em AL

Equipamento permite a inspeção corporal por meio da emissão de baixas doses de raios-X


Secretário Flávio Saraiva, Tarcísio de Freitas, Paulo Dantas e delegado José Carlos | © Jennifer Glass
Alagoas
Em São Paulo, Paulo Dantas busca parcerias para segurança pública

Governador esteve na capital paulista em reunião com Tarcísio de Freitas para tratar de combate à criminalidade


Assalto – Foto: Ilustrativa
Segurança
Confira 10 dicas para manter sua segurança e evitar assaltos no Carnaval

Eventos de grande aglomeração, como os desfiles e festas carnavalescas, podem atrair a atenção de criminosos.


Celular Seguro
Segurança
Com um mês de lançamento, app Celular Seguro registra 12 mil alertas de roubo e perda

O aplicativo também já contabilizou 1,2 milhão de usuários e 925.355 telefones cadastrados.