Você sabe o que é Embolia Pulmonar?

A Embolia Pulmonar é causada pela obstrução das artérias dos pulmões por coágulos. Em casos mais graves, pode levar à morte.

Embolia Pulmonar | © Reprodução

Embolia Pulmonar | © Reprodução

O jornalista palmarino Ivan Nunes, recentemente, teve alta do Hospital Regional da Mata (HRM), após ser constatado que ele apresentava um quadro de Embolia Pulmonar. Mas como esse quadro clínico é causado e do que se trata?

Nesta matéria, você irá saber um pouco sobre o que é Embolia Pulmonar.

O que é Embolia Pulmonar?

A embolia pulmonar é causada pela obstrução das artérias dos pulmões por coágulos (trombos ou êmbolos) que, na maior parte das vezes, se formam nas veias profundas das pernas ou da pélvis e são liberados na circulação sanguínea.

Apesar de mais raros, também existem casos de embolias gordurosas provocadas por traumas ou fraturas, de embolias aéreas (bolhas de ar) e de líquido amniótico.

Quais as causas?

São fatores de risco para a embolia pulmonar a imobilidade prolongada, cirurgias extensas, câncer, traumas, anticoncepcionais com estrógeno, reposição hormonal, gravidez e pós-parto, varizes, obesidade, tabagismo, insuficiência cardíaca, idade superior a 40 anos, DPOC e distúrbios na coagulação do sangue.

Quais os sintomas?

Tratamento

O tratamento inicial da embolia pulmonar inclui a administração de oxigênio e de heparina, por via intravenosa, um medicamento de ação rápida que evita o aumento dos coágulos já existentes e a formação de novos coágulos.