publicade
Saúde

Você costuma falar sozinho? saiba o que a ciência diz sobre o comportamento

Essa prática melhora a capacidade de se concentrar e monitorar o próprio desempenho em tarefas diárias

Publicado:


Mulher falando sozinha - @Reprodução
Mulher falando sozinha - @Reprodução

Falar sozinho é uma prática comum que muitas pessoas consideram um comportamento estranho, mas a ciência aponta que o hábito, conhecido como “auto-fala,” pode beneficiar o cérebro. Estudos mostram que esse diálogo interno, principalmente em voz alta, é uma estratégia eficaz para aumentar o foco, a memória e até mesmo a motivação, com benefícios reais na resolução de problemas e controle emocional.

Pesquisadores como o psicólogo Ethan Kross, da Universidade de Michigan, explicam que falar consigo mesmo pode criar uma “distância psicológica” em relação aos próprios problemas, ajudando na reflexão e avaliação objetiva.

Estudos da Universidade de Wisconsin-Madison também revelaram que repetir o nome de um objeto ao procurá-lo em um ambiente, por exemplo, melhora a memória e a percepção visual, acelerando o processo de encontrá-lo  .

De acordo com o psicólogo Gary Lupyan, essas descobertas indicam que a linguagem é mais do que uma ferramenta de comunicação; ela é um recurso mental poderoso. Falar em voz alta, seja para se orientar ou motivar, permite que a pessoa organize e aprofunde seus pensamentos. Assim, essa prática também melhora a capacidade de se concentrar e monitorar o próprio desempenho em tarefas diárias, como destacou um estudo publicado no Quarterly Journal of Experimental Psychology  .

O hábito, no entanto, deve ser mantido positivo e realista, já que auto-mensagens negativas em excesso podem afetar a autoestima. Especialistas sugerem usar um tom encorajador e manter o diálogo em segunda ou terceira pessoa, o que ajuda a reforçar a autoconfiança e a autocompreensão. A prática, que ocorre naturalmente em crianças ao se autoorientarem, pode ser uma aliada importante também para adultos que buscam melhorar o controle emocional e o desempenho em tarefas  .

Assuntos Saúde

Comentários

    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
veja também

Foto: Reprodução
Saúde
Escolas ainda ignoram a Lei Lucas e colocam crianças em risco

Apesar de a lei estar em vigor há mais de seis anos, muitas escolas ainda não cumprem a exigência de capacitar seus profissionais.


Doação de sangue | @ Imagem ilustrativa
Saúde
Campanha de doação de sangue acontece no HRM nesta terça

A ação começou às 8h e seguirá até as 16h, no Centro de Referência (CR) da unidade hospitalar. 


Alagoas registrou 1.199 casos a menos de dengue nos dois primeiros meses de 2025 em comparação com 2024 | @ Carla Cleto
Saúde
Alagoas registra redução de mais de 60% nos casos prováveis de dengue no primeiro bimestre deste ano

O Ministério da Saúde computou 628 casos prováveis entre janeiro a fevereiro deste ano, contra 1.827 no mesmo período do ano passado.


Equipes de plantão atuaram durante todo o Carnaval para atender pacientes que necessitaram de assistência emergencial | @ Carla Cleto / Ascom Sesau
Saúde
Unidades de emergência de AL atendem mais de 1.500 pacientes durante o Carnaval

Durante todos os dias da folia de momo, equipes de plantão atuaram para prestar assistência emergencial à população.


Hidratação neste carnaval — © Reprodução
Saúde
Saiba quais cuidados tomar para aproveitar o Carnaval

Especialistas alertam para a importância de cuidados com a pele e a hidratação.