Saúde

Unidades de saúde terão o seu horário de funcionamento alterado na Páscoa

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) inicia a Operação Páscoa a partir desta quinta-feira (18)

Publicado:


Devido ao feriado, algumas unidades de saúde terão setores funcionando de forma parcial (Crédito: Carla Cleto)
Devido ao feriado, algumas unidades de saúde terão setores funcionando de forma parcial (Crédito: Carla Cleto)

Alagoas – A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) inicia a Operação Páscoa a partir desta quinta-feira (18) – ponto facultativo estadual – e se estende até o domingo (21). Devido ao feriado, algumas unidades de saúde estaduais e municipais terão o seu horário de funcionamento alterado e alguns setores funcionando de forma parcial.

A assessoria de comunicação do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), em União dos Palmares, informou que a unidade de saúde funciona normalmente nesta quinta-feira (18). Já a partir desta sexta-feira (19), devido ao ferido, apenas os setores de urgência e emergência e maternidade estarão em funcionamento. Exames simples e consultas serão retomados na próxima segunda-feira (22).

O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió; Ib Gatto Falcão, em Rio Largo; e de Emergência do Agreste, em Arapiraca, irão funcionar normalmente durante os quatro dias. Os cinco Ambulatórios 24 Horas de Maceió, localizados na Levada, Jacintinho, Bendito Bentes, Tabuleiro do Martins e Chã da Jaqueira, também estarão funcionando sem interrupções.

De acordo com a assessora de Média e Alta Complexidade da Sesau, Rosana Veras, os cinco Ambulatórios 24 Horas devem ser procurados por usuários que estejam com dor de cabeça, vômito, diarreia e gripe. Essas unidades também atendem pacientes que tenham sofrido pequenos cortes e precisem de sutura ou necessitem estabilizar crises de asma, diabetes e convulsões.

Samu

As Centrais Maceió e Arapiraca do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e as 36 Bases Descentralizadas irão funcionar normalmente da quinta (18) ao domingo (21). O serviço, que pode ser acionado por meio do telefone 192, deve ser procurado apenas se a vítima estiver com sintomas de um Acidente Vascular Encefálico (AVE) ou infarto.

“Já o HGE só deve ser procurado em casos de urgência ou emergência de maior gravidade. O primeiro passo é um dos ambulatórios. Em situações graves, quando houver necessidade de internação, a equipe ambulatorial estabiliza e encaminha ao HGE. No caso de crianças, a transferência ocorre para a Clínica Infantil Dayse Breda, especializada em pediatria”, orientou Rosana Veras.

+ Sesau apresenta ações e ouve demandas de gestores municipais

O Samu também deve ser contatado em casos de engasgos, crises hipertensivas, afogamento, choque elétrico, queimaduras graves e acidentes de trânsito. Também é possível acioná-lo em casos de trabalhos de parto, com risco de morte para a mãe ou para o bebê e em situações de fortes hemorragias, como ocorre com os feridos por armas de fogo e branca.

Hemocentros

Para assegurar que não falte sangue durante o feriado da Páscoa, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), Unidades Maceió e Arapiraca, promovem Campanha de Doação de Sangue desde a segunda-feira (15). A unidade Maceió (Trapiche), vai funcionar até esta quinta-feira (18), das 7h às 18h, fechando na sexta (19) e abrindo no sábado (20), das 8h às 17h. No domingo (21) funcionará apenas para distribuir sangue para os hospitais.

Já o Hemoal Arapiraca recebe doações de sangue até às 17h desta quarta-feira (17). A unidade retorna à captação de sangue na segunda-feira (22) e entre a quinta-feira (18) e o domingo (21) estará funcionando em regime de plantão, com o objetivo de liberar hemocomponentes para as unidades de saúde do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.

*com Assessoria

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Vacinação é a principal forma de conter tanto a Influenza | @ Carla Cleto
Saúde
Campanha de Vacinação contra a Influenza vai até 31 de maio; veja o público-alvo

Ação foi iniciada na segunda-feira (25) nos postos de vacinação dos 102 municípios do Estado


Hospital Regional da Mata passa por manutenção mas a assistência contínua para a população | @ Ivan Nunes
Saúde
Hospital Regional da Mata passa por manutenção sem interromper atendimento a população

Unidade situada em União dos Palmares também é referência para os moradores de mais sete municípios


Saúde
União de Palmares é o único município do interior alagoano com um grupo articulado de mulheres com endometriose

As profissionais à frente desse grupo em União dos Palmares são Jéssica Batista (psicóloga), Cynara (secretaria municipal de saúde) e Katyane (secretaria municipal de saúde), que trabalha diretamente com a saúde da mulher.



Mosquito da dengue | © Reprodução
Saúde
Casos notificados de dengue aumentam em Alagoas, diz Sesau

De acordo com a Sesau, até esta segunda-feira, foram notificados 1.555 casos de dengue no estado.