Tremor nos olhos? Saiba as possíveis causas

O tipo de tremor dos olhos mais comum é a miocimia palpebral, relacionada a alguns aspectos comportamentais.

O tremor nos olhos, geralmente, é causado pelo excesso de estresse e poucas horas de sono | © Imagem/Reprodução

O tremor nos olhos, geralmente, é causado pelo excesso de estresse e poucas horas de sono | © Imagem/Reprodução

Você já sentiu o seu olho tremer? Se sim, muito provavelmente, você já se preocupou e questionou se essa sensação é normal, o que de fato é, pois normalmente acontece devido ao cansaço dos músculos dos olhos, que pode ser causado por diversos fatores.

Essa condição é marcada por contrações involuntárias da pálpebra, que são quase impossíveis de controlar, ocorrendo diversas vezes ao dia e durando por semanas. O tipo de tremor dos olhos mais comum é a miocimia palpebral, relacionada a alguns aspectos comportamentais.

As causas mais comuns que contribuem para essa situação é o excesso de estresse, poucas horas de sono e o consumo excessivo de café ou álcool. Geralmente, os espasmos duram horas, dias ou até meses, dependendo do quadro.

Se essas contrações persistirem por um longo período, acompanhadas de outros sinais, é recomendado procurar ajuda médica. Os outros sintomas que são motivos de preocupação são: os dois olhos se contraírem, as pálpebras caídas, olhos vermelhos e irritados, e a contração se espalhar para outro músculo da face.

Caso você não tenha nenhum dos sintomas citados e só apresente o tremor em um dos olhos, não precisa se preocupar. Essa sensação, geralmente, desaparece, sem a necessidade de uma intervenção médica.

Além disso, existem outras formas de fazer a contração parar, como se dá um tempo de relaxamento, dormir 8 horas ou mais e reduzir o consumo de café ou álcool.