Setembro Verde: Alagoas tem 377 pessoas à espera de um transplante de órgãos

Em 2020, foram apenas 26 transplantes de córnea em razão da pandemia da Covid-19, quando as cirurgias eletivas foram suspensas

Coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos — © Olival Santos

Coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos — © Olival Santos

377 pessoas estão na fila de espera para transplante de órgãos em Alagoas, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) divulgados nesta quinta-feira (3/9). O número, segundo o governo estadual, poderia ser menor se mais famílias aceitassem doar os órgãos de entes falecidos.

Com o objetivo de reduzir a fila de espera, mas estudando protocolos para retomar, após a pandemia da Covid-19, a realização de transplantes de órgãos no estado, a Sesau promove a Campanha Setembro Verde, voltada à conscientização para que mais alagoanos se declarem doadores em potencial.

A coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas (CT), Daniela Ramos, informou que em 2019 foram realizados 81 transplantes em Alagoas, sendo 69 de córnea, cinco de coração e sete de rim. Já este ano, foram apenas 26 transplantes de córnea em razão da pandemia da Covid-19, quando as cirurgias eletivas foram suspensas.

“Diante desta situação, das 377 pessoas que se encontram na fila de espera por um transplante, 234 esperam por uma córnea, 141 têm necessidade de receber um rim e duas aguardam por um novo coração para que voltem a levar uma vida saudável”, enumerou.

Daniela destaca que entre os entraves que contribuem para o insuficiente número de transplantes em todo o Brasil e, consequentemente, em Alagoas, está a recusa das famílias em efetuar a doação de órgãos. “Daí porque, a conscientização é o mecanismo para desmistificar os tabus que envolvem o processo de doação de órgãos”, ressalta.

“Verificamos que a recusa em autorizar a doação de órgãos de um ente querido ocorre por vários fatores, como a religião, crenças equivocadas, falta de conhecimento e, inclusive, medo de o corpo sofrer alguma deformação no momento da retirada do órgão. Por isso, o tema doação de órgãos deve ser muito debatido”, salientou.

Ações

Em 2019 foram realizados 81 transplantes de órgãos em Alagoas — © Olival Santos