Saúde

Sem alcançar a meta, campanha de vacinação contra gripe será prorrogada

Meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% do público-alvo. Até segunda-feira (27), 71,6% da população havia se vacinado

Publicado: | Atualizado em 29/05/2019 06:35


Meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% do público-alvo. Até segunda-feira (27), 71,6% da população havia se vacinado — © Reprodução
Meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% do público-alvo. Até segunda-feira (27), 71,6% da população havia se vacinado — © Reprodução

Saúde — Prevista para encerrar nesta sexta-feira (31), a campanha da vacinação contra a gripe teve término prorrogado em todo o Brasil. A declaração foi dada pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, nessa segunda-feira (27). O ministro não informou por quanto tempo a campanha permanecerá ativa.

Com meta de vacinar 90% do público alvo, os números da segunda-feira apontavam que apenas 42,5 milhões de pessoas haviam sido vacinadas. O número corresponde a 71,6% do público-alvo.

“Sempre prorroga [a campanha]. A gente prorroga porque não tem porque não prorrogar. A gente coloca uma meta no tempo para ver se as pessoas se conscientizam, se as secretarias [estaduais de Saúde] se conscientizam. Eu vou premiar as que fizeram o dever de casa. Essas sim. E vamos ajudar, vamos ver o que que se pode ajudar naquelas que não conseguiram”, disse após participar de um evento em Sorocaba (SP).

Segundo ministro, a maioria dos estados deverá atingir com a vacinação, até o final da semana, 85% do público-alvo. Os estados com maior cobertura até o momento são: Amazonas (93,6%), Amapá (85,5%), Espírito Santo (75,3%), Alagoas (73,4%), Rondônia (72,6%) e Pernambuco (72,2%). Já os estados com menor cobertura são: Rio de Janeiro (45,8%) Acre (49,7%), São Paulo (57,0%), Roraima (57,4%) e Pará (59,2%).

+ Policiais civis passam a ter direito à vacinação contra a gripe

O ministro lamentou que estados como o Rio de Janeiro, que têm problemas relacionados a disponibilização de Centros de Terapia Intensiva (CTI), estejam com a cobertura vacinal menor. “O que que ele [o estado do Rio] está plantando daqui a 60 dias? Muitas pessoas, provavelmente com pneumonia, muitas pessoas precisando de respirador para ter uma chance para viver, e um colapso do sistema de CTI”, disse.

Público-alvo

Entre a população prioritária, os funcionários do sistema prisional foram os que mais se vacinaram, com 101,6 mil doses recebidas, o que representa 89,7% deste público, seguido pelas puérperas (88,6%), indígenas (82,0%), idosos (80,6%) e professores (78,1%).

Os grupos que menos se vacinaram foram os profissionais das forças de segurança e salvamento (30%), população privada de liberdade (47,2%), pessoas com comorbidades (63,4%), trabalhadores de saúde (69,9%), gestantes (68,8%) e crianças de 6 meses a 6 anos incompletos (67,6%).


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Paciente Rozilda Gomes | @ Anderson Oliveira / Ascom Sesau
Saúde
Paciente do Hospital Metropolitano de Alagoas recupera visão após cirurgia complexa

Rozilda Gomes tinha um tumor benigno que comprometia parte de sua visão


Profissional da saúde com ampola da vacina contra Covid-19 – © Reprodução/Agencia RBS
Saúde
Maceió suspende vacinação com a Pfizer contra a Covid-19

A medida, anunciada pela Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), perdurará até a chegada de um novo lote do imunizante fornecido pelo Ministério da Saúde.


Mulher com sintomas de Climatério - @Reprodução
Saúde
Você é mulher e sente muito calor? Pode ser sintoma do climatério

Os sintomas do climatério são variados e influenciados por fatores biológicos e de estilo de vida.


Mosquito
Saúde
Alagoas registra segunda morte por Dengue e investiga mais quatro casos

O primeiro óbito confirmado pela doença, foi de João Leonardo Isidoro de Almeida Lau, jogador de futebol de 20 anos, natural de Atalaia


No material educativo são ressaltadas as medidas de controle contra o Aedes aegypti, como não deixar água acumulada | @ Sesau
Saúde
Sesau realiza ação itinerante de combate à dengue no bairro Benedito Bentes, em Maceió

Iniciativa contou com a distribuição de panfletos e a fixação de cartazes em pontos estratégicos