Sarampo: Jovens de 20 a 29 anos devem se vacinar na segunda fase da campanha

Nos últimos 90 dias de surto ativo, foram confirmados 1.729 casos em pessoas nessa faixa etária. A vacina é a principal forma de prevenir a doença

A vacina é a principal forma de prevenir a doença — © Divulgação

A vacina é a principal forma de prevenir a doença — © Divulgação

Saúde Teve início nessa segunda-feira (18), em todo o Brasil, a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. O foco desta vez são os adultos jovens entre 20 a 29 anos, faixa etária que acumula o maior número de casos confirmados de sarampo, de acordo com o último boletim epidemiológico.

De acordo com o Ministério da Saúde, foram enviadas 5,2 milhões de doses extras da vacina tríplice viral aos estados em outubro. Além disso, há 2,3 milhões de doses, enviadas durante a primeira etapa da campanha, em estoque dos estados. Há, ainda, 4 milhões de doses para serem entregues este mês.

O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, explica que um dos motivos para essa faixa etária estar mais suscetível à doença é que a maioria só se vacinou uma vez ou não tomaram a vacina em nenhuma fase da vida. Nos últimos 90 dias de surto ativo, foram confirmados 1.729 casos em pessoas de 20 a 29 anos.

Wanderson esclareceu que há recomendações importantes às gestantes, que não podem tomar a vacina durante a gestação, mas que precisam se proteger antes de engravidarem. “Caso a mulher esteja grávida ao tomar a vacina, a recomendação é que seja feito acompanhamento”, destaca.

Vale lembrar que o surto de sarampo ainda se encontra em atividade no país. Atualmente, 5.660 casos foram confirmados e 19 estados se encontram em transmissão ativa. A maioria dos casos (90,5%) estão concentrados em 176 municípios (27%) do estado de São Paulo.

+ Brasil e mais sete países participarão de fase avançada de teste de vacina contra HIV 

“Solicitamos aos gestores que se articulem com escolas, universidades, comerciantes e promovam vacinação volante. Essa faixa etária é a maior responsável pela transmissão da doença e, para interromper a cadeia de transmissão de sarampo, precisamos atingir esse público”, destaca o ministro interino da Saúde, João Gabbardo,

Quem deve tomar a vacina contra o sarampo?