Saiba como o coronavírus afeta o cérebro humano

Até mesmo pacientes assintomáticos ou com quadros leves da Covid-19 podem sofrer danos no cérebro

Publicado em: 03/12/20 às 15:14 | Atualizado em 03/12/2020 15:18
Por Redação


Estudo sobre o coronavírus no cérebro (Reprodução)
Estudo sobre o coronavírus no cérebro (Reprodução)

A revista Nature Neuroscience publicou um estudo alemão que apresentou mais detalhes de como o novo coronavírus impacta o cérebro humano. Os cientistas descobriram através de autópsias feitas em 33 pacientes que morreram de Covid-19, que, quando o vírus entra no organismo através do muco nasal, ele pode infectar neurônios de célula em célula.

Os cientistas se concentraram em estudar o muco situado na parte de trás do nariz (acima da boca, onde a garganta se junta à cavidade nasal),  e também em amostras de tecido cerebral.

De acordo com os estudos, o material genético do coronavírus estava presente em maiores quantidades no muco da cavidade nasal, mas a estrutura da proteína spike (ou “de pico”) do Sars-CoV-2 (proteínas que se projetam do vírus e se agarram a receptores humanos para infectar as células) também foram encontradas no cérebro dos cadáveres.

O coautor do estudo Frank Heppner disse em uma entrevista que, “uma vez dentro da mucosa olfatória, o vírus parece usar conexões neuroanatômicas, como o nervo olfatório, para chegar ao cérebro”. Também foi possível capturar dentro do muco a primeira imagem de microscopia eletrônica de partículas intactas de coronavírus.

Contudo, os cientistas precisarão de novos estudos para entender com exatidão como o vírus chega ao cérebro após entrar no organismo pela mucosa olfatória. Entretanto, os estudos preliminares dos alemães sugerem que o vírus se move de uma célula nervosa para outra para chegar ao cérebro.

Outras possibilidades

Uma outra condição é que o coronavírus chegue ao cérebro através dos vasos sanguíneos, uma vez que, os estudos encontraram traços do organismo nas paredes dos vasos sanguíneos do cérebro.

O que também reforça essa possibilidade são os sintomas neurológicos encontrados nos pacientes, como perda do olfato ou do paladar. Uma das acadêmicas que também participou do estudo, Helena Radbruch, revelou que o vírus estava presente em áreas do cérebro que controlam funções vitais, como a respiração.

Vale ressaltar que os pesquisadores salientaram que os estudos foram realizados em pacientes graves e que os dados não necessariamente se aplicam a casos leves ou moderados.

No entanto, uma pesquisa que foi realizada em outubro pelas universidades Estadual de Campinas (Unicamp), de São Paulo (USP), Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Instituto D’Or e do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) revelou que os danos no cérebro podem atingir pacientes assintomáticos, ou com quadros leves do coronavírus.

Portanto, muitos pacientes podem apresentar sintomas neuropsiquiátricos e/ou neurológicos após serem infectados.


Veja como está a vacinação contra a Covid-19 em Alagoas

Confira o ranking dos municípios que mais vacinaram em Alagoas.

Há 9 horas atrás | Redação

BR104 flagra desperdício em meio à falta de água em União dos Palmares

O caso foi registrado na tarde desta sexta-feira (7) no Caps. A cidade enfrenta problemas de abastecimento desde o rompimento de uma tubulação, ocorrido no último domingo (2).

Há 10 horas atrás | Gustavo Lopes | BR104

Em carta a vizinhos, adolescente denuncia agressões do pai por ser gay

Após o pedido de socorro, os vizinhos gravaram o momento em que o homem bate no garoto e enviaram o áudio à Polícia Civil.

Há 11 horas atrás | Gustavo Lopes | BR104

MS exclui recomendação para uso da cloroquina contra a Covid-19

Mesmo contra as evidências científicas e as determinação do CNS, o ministério mantinha as informações do uso do medicamento no tratamento precoce da Covid-19.

Há 11 horas atrás | Johny Lucena

Moradores de bairros de União dos Palmares ainda sofrem com falta de água

Desde o último domingo (02/05), os municípes sofrem com um duro desabastecimento, provocado por uma sequência de problemas na Estação de Tratamento do SAAE.

Há 15 horas atrás | Gustavo Lopes | BR104

Adelson Andrade: Alagoas vai vacinar presos?

A decisão do governador de Alagoas foi discutida pelo colunista do portal BR104 no podcast desta sexta-feira (7).

Há 15 horas atrás | Johny Lucena

Maceió tem novo cronograma de vacinação contra a Covid-19

O novo calendário anunciado pelo gestor servirá para sexta-feira (7), sábado (8) e domingo (9).

Há 15 horas atrás | Johny Lucena

Governador anuncia prorrogação das medidas restritivas em Pernambuco

Segundo o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 no Estado, a decisão foi motivada pelos indicadores da doença que permanecem em estabilidade, mas com patamares ainda elevados.

Há 16 horas atrás | Gustavo Lopes | BR104

Bebê dorme nos braços de PM durante ocorrência de maus-tratos em Alagoas

O caso ocorreu no bairro Cidade Universitária, em Maceió. Quatro crianças e uma adolescente viviam em casa com um ambiente insalubre.

Há 16 horas atrás | Gustavo Lopes | BR104

Horóscopo desta sexta-feira (07/05) para o seu signo

No horóscopo de hoje, devido a tensão Lua-Marte os signos precisarão ter domínio de suas reações diante das dificuldades. 

Há 17 horas atrás | Redação