Saúde

Renan Filho diz ter estoque de agulhas e seringas para vacinação contra a Covid

Estado aguarda o Ministério da Saúde divulgar o cronograma de imunização; Grupo Técnico definirá o público-alvo e grupos prioritários.

Publicado: | Atualizado em 07/01/2021 09:08


Governador Renan Filho — © BR104
Governador Renan Filho — © BR104

O governador Renan Filho (MDB) afirmou que o Estado de Alagoas conta com estoque de agulhas e seringas suficientes para imunizar a população alagoana contra o novo coronavírus. O anúncio foi feito por meio das redes sociais na manhã desta quarta-feira (06/01).

“Vacina | Pessoal, uma boa notícia no combate à Covid-19: o @governodealagoas garantiu o estoque de agulhas e seringas, insumos essenciais para iniciarmos a vacinação no estado”, publicou o governador, que aguarda o Ministério da Saúde (MS) divulgar o calendário de imunização.

O planejamento para o estoque dos insumos foi tratado no início da semana em reunião presidida pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, que informou está acompanhando “os debates nacionais sobre a aquisição de imunizantes que devem ter a sua segurança e eficácia comprovada pela Anvisa”.

Nesta quarta, o Ministério anunciou que suspendeu a compra de seringas para a campanha de vacinação contra a covid-19. Em publicação nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que a licitação para compra dos equipamentos está interrompida até que os preços “voltem à normalidade”.

De acordo com Bolsonaro, “como houve interesse do Ministério do Saúde em adquirir seringas para seu estoque regulador, os preços dispararam”. Ele não anunciou nenhum prazo para retomada do processo de contratação. O equipamento é essencial para aplicação das vacinas na população.

 

Renan assegurou que Alagoas tem seringas e agulhas suficientes para a vacinação contra a Covid-19 — © Reprodução

Renan assegurou que Alagoas tem seringas e agulhas suficientes para a vacinação contra a Covid-19 — © Reprodução

Grupo Técnico

Em publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (0601), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) instituiu o Grupo Técnico para acompanhar as ações estratégicas para a operacionalização do Plano Estadual de Vacinação contra o novo coronavírus.

O grupo será presidido pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, e terá outros componentes como Herbert Charles Silva Barros, na coordenação-geral; Renilda Santos Barreto, que representa o Conselho Estadual de Saúde; Rodrigo Buarque Ferreira e Larissa Cândido Guimarães, do Conselho de Secretários Municipais de Saúde; Micheline Tenório, promotora do Ministério Público Estadual; e Roberta Lima Barbosa Bomfim, procuradora do Ministério Público Federal.

É atribuição do Grupo Técnico definir o público-alvo e grupos prioritários para imunização, além de desenvolver ações de orientação aos municípios em relação à vacinação, sempre norteado pelas equipes técnicas da Sesau.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Lula: “Vai devagar que eu tenho medo de agulha, Alckmin!”| Foto: Agência Brasil
Saúde
Baixa vacinação impulsiona aumento nas mortes por dengue no Brasil

Os dados recentes também mostram um crescimento drástico no número de mortes ainda sob investigação, que é mais de 17 vezes superior ao ano passado.


Paciente Rozilda Gomes | @ Anderson Oliveira / Ascom Sesau
Saúde
Paciente do Hospital Metropolitano de Alagoas recupera visão após cirurgia complexa

Rozilda Gomes tinha um tumor benigno que comprometia parte de sua visão


Profissional da saúde com ampola da vacina contra Covid-19 – © Reprodução/Agencia RBS
Saúde
Maceió suspende vacinação com a Pfizer contra a Covid-19

A medida, anunciada pela Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), perdurará até a chegada de um novo lote do imunizante fornecido pelo Ministério da Saúde.


Mulher com sintomas de Climatério - @Reprodução
Saúde
Você é mulher e sente muito calor? Pode ser sintoma do climatério

Os sintomas do climatério são variados e influenciados por fatores biológicos e de estilo de vida.


Mosquito
Saúde
Alagoas registra segunda morte por Dengue e investiga mais quatro casos

O primeiro óbito confirmado pela doença, foi de João Leonardo Isidoro de Almeida Lau, jogador de futebol de 20 anos, natural de Atalaia