Problema em câmara de resfriamento suspende distribuição de vacinas em Alagoas

Em algumas cidades, vacinas já estão em falta e outras estão preste a acabar

Em algumas cidades, vacinas já estão em falta e outras estão preste a acabar (Crédito: Agência Brasil)

Em algumas cidades, vacinas já estão em falta e outras estão preste a acabar (Crédito: Agência Brasil)

Saúde – A Secretaria de estado da Saúde (Sesau), informou na manhã desta quarta-feira (16), que a distribuição de vacinas nos 102 municípios alagoanos está suspensa. O motivo da suspensão foi devido um problema técnico na câmara de resfriamento, que fica na Central do Programa Nacional de Imunização em Maceió, onde as vacinas são armazenadas.

De acordo com a Sesau, as secretarias municipais de saúde já foram comunicadas sobre a suspensão, que deve ter a vacinação normalizada na próxima segunda-feira (21). Em algumas cidades, como por exemplo, Matriz do Camaragibe, localizado no Norte do estado, as vacinas já estão em falta e outras estão preste a acabar.

Durante entrevista a uma emissora de Tv, Mardjane Alves, superintendente de Vigilância em Saúde, relatou que o problema teve início no dia 3 de janeiro, quando a temperatura da câmara de resfriamento começou a apresentar defeito, fazendo com que a temperatura oscilasse.

+ União dos Palmares vai receber R$ 500 mil para unidades de saúde

A superintendente ressaltou que não houve prejuízos com a medicação nem perca das vacinas. Estas podem ser administradas posteriormente sem prejuízo para a população. Foram priorizadas apenas a distribuição dos soros e das imunoglobulinas, que devem ser administradas logo após uma exposição.

Mardjane ainda informou que o problema foi solucionado, mas para que o serviço seja normalizado, é necessário que se aguarde o prazo de 48 horas, para que tenha a estabilidade total da refrigeração.