Paracetamol pode ser fatal para quem tomou vacina contra Covid, alerta Anvisa

O uso do paracetamol para aliviar a reação da vacina, pode levar a eventos adversos, como hepatite medicamentosa e até óbito.

Comprimidos de Paracetamol - @reprodução

Comprimidos de Paracetamol - @reprodução

Um comunicado da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre o uso indiscriminado de paracetamol, chamou a atenção da comunidade médica na última semana. Isto porque a Anvisa apontou uma série de eventos adversos simples, e até graves, pelo uso do medicamento por pacientes vacinados contra a Covid-19.

De acordo com o comunicado, pacientes que tomaram alguma dose da vacina contra o vírus e ingeriram paracetamol para alívio de dores e febre, podem apresentar reações adversas graves, como hepatite medicamentosa e correr risco de morte.

Por essa razão, a agência orienta cautela no uso do medicamento, e orienta que o paciente esteja “sempre observando a dose máxima diária e o intervalo entre as doses, conforme as recomendações contidas na bula, para cada faixa etária”.

Os casos ainda estão sendo acompanhados pela Anvisa. E por isso, tanto os profissionais da saúde quanto a própria população são orientados a informar ao órgão, caso seja registrada qualquer reação adversa após o uso do medicamento. A notificação deve ser feita através do VigiMed, um sistema da Anvisa destinado às notificações de eventos adversos.