OMS declara que varíola dos macacos não é mais uma emergência internacional de saúde

Nos últimos três meses, houve uma redução de quase 90% no número de casos notificados da doença, segundo o diretor da OMS.

Varíola dos macacos | © iStock

Varíola dos macacos | © iStock

A varíola dos macacos não é mais uma emergência internacional de saúde, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A declaração foi feita nesta quinta-feira (11/5), uma semana após o comunicado referente à Covid-19.

Tedros Adhanom, diretor da OMS, comunicou que, nos últimos três meses, houve uma redução de quase 90% no número de casos notificados da mpox. No entanto, ele reforçou, assim como em seu último anúncio, que o trabalho de combate continua.

“No entanto, como no caso da Covid, isso não significa que o trabalho acabou. Mpox continua a representar desafios significativos à saúde pública que precisam de uma resposta robusta, proativa e sustentável, enquanto saudamos a tendência de queda dos casos globalmente”, disse Tedros.

O primeiro alerta da propagação da varíola dos macacos foi dado em maio de 2022, quando os casos passaram a ser registrados fora da África Central e Ocidental, onde a doença é endêmica.

A emergência de saúde pública de alcance internacional foi declarada em 23 de julho de 2022. Desde então, o número de casos caiu de forma considerável.

O diretor da OMS ainda destacou a importância dos cuidados necessários, pois a ameaça de novas ondas ainda existe. “Embora os alertas para mpox e covid-19 tenham terminado, a ameaça de novas ondas se mantém para ambos. Os dois vírus continuam circulando, e os dois continuam matando”, advertiu Tedros.