O que é a Síndrome de Haff, e por que a doença deixa a urina preta

A doença está associada à ingestão de uma espécie de peixe encontrada nas águas da Bahia.

Sindrome de Haff e a urina preta

Sindrome de Haff e a urina preta

Nos últimos dias, a Síndrome de Haff – doença conhecida por deixar preta a urina de quem a contrai – acabou ganhando a atenção na internet e o termo passou a receber milhares de buscas na internet.

As pessoas querem saber “o que é a doença da urina preta?”, “quais os sintomas da Síndrome de Haff?” e “o que causa a Síndrome de Haff?”. Uma outra pergunta comum na internet é: “Por que a Sindrome de Haff deixa a urina preta?”.

Embora muitos infectologistas discordem em vários pontos a respeito dessa doença, todos concordam que a Sindrome de Haff é comumente causada pela ingestão de um determinado fruto do mar contaminado.

Alguns cientistas defendem que o animal, antes de ser pescado e servido ao paciente, pode ter sido contaminado ao se alimentar de algas marinhas que possuem algum tipo de toxina.

Essa toxina fica no organismo do pescado, e ao ser ingerido pelo ser humano, acaba provocando uma degradação dos músculos, ocasionando a cor escura na urina, além de outros sintomas.

Segundo os médicos, a explicação para a cor escura da urina do paciente é o resultado da liberação de uma substância chamada miogobina no corpo. Essa proteína, tóxica para os rins, é liberada pelo próprio organismo com a necrose muscular – outro sintoma provocado pela Síndrome.

Os peixes conhecidos, cuja Síndrome está associada até o momento, são Arabaiana – conhecido como Olho de boi – e Badejo.

Peixes que transmitem a Sindrome de Haff