Nova morte por H3N2 aumenta procura por remédios para a gripe

Pelo menos 11 estados já confirmaram situação de surto da doença.

H3N2 - @Reprodução

H3N2 - @Reprodução

Mais uma morte por complicações da Influenza, a H3N2, foi confirmada no pais na última segunda-feira (20/12). O óbito foi registrado na cidade de Maringá, no Paraná. Trata-se de uma idosa de 77 anos que havia sido acometida pela doença e estava internada. A informação é da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).

Segundo o órgão, pelo menos 12 cidades do Paraná já registraram casos da doença. E com essa morte, a população deve ficar ainda mais em alerta.

A Influenza já atingiu 11 estados, que declararam situação de surto em decorrência da doença. Em Alagoas, por exemplo, o secretário de Saúde do Estado alertou para o aumento no número de casos.

A Bahia foi o primeiro estado a registrar mortes em decorrência da doença. A H3N2 vem sendo tratada com muita atenção, e quem já contraiu o vírus, relata que os sintomas da H3N2 são piores que os sintomas da Covid-19.

O que é o H3N2?

O H3N2 é um dos subtipos de vírus que causam a Influenza. Além de infectar humanos, o H3N2 também pode infectar aves e até porcos. Desde que a ciência passou a monitorar esse subtipo de vírus, já foram registradas inúmeras mutações e variações de cepas.

Sintomas do H3N2

O paciente infectado com H3N2 apresenta sintomas similares a qualquer outra gripe ou até ao coronavírus.

São eles:

+ Número de mortes por Covid-19 em 2021 foi 56% maior do que 2020 em Alagoas

Qual o tratamento contra H3N2?

Além de se isolar de outras pessoas por pelo menos cinco dias, a recomendação de tratamento contra o vírus H3N2 é ingerir bastante líquido e repousar bastante. Isso pode ajudar na eliminação do vírus mais rapidamente do seu metabolismo.

Os médicos recomendam o uso de antivirais para auxiliar na diminuição da multiplicação do vírus, e para o alívio dos sintomas, é recomendado Paracetamol ou Ibuprofeno.

Importante: Não se automedique. Procure um médico em caso de sintomas severos.

Nova gripe H3N2