No Brasil, mais de 68 mil pessoas adoeceram por tuberculose em 2021

Dados sobre a doença no país foram divulgados pelo Ministério da Saúde, nesta quinta-feira (24), quando é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose.

Ao todo, em 2021, foram registrados 68.271 casos novos de tuberculose no país | © Ilustração

Ao todo, em 2021, foram registrados 68.271 casos novos de tuberculose no país | © Ilustração

No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado nesta quinta-feira (24/3), o Ministério da Saúde (MS) divulgou novos dados da doença no país. A pasta também alertou para a importância da detecção e do diagnóstico precoce no enfrentamento à doença.

Os dados atualizados publicados na nova edição do Boletim Epidemiológico mostram que mais de 68 mil pessoas adoeceram por tuberculose em 2021, no Brasil, o que equivale a um coeficiente de incidência de 32,0 casos por 100 mil habitantes. Pessoas de 20 a 34 anos são as mais afetadas pela tuberculose.

De acordo com as estatísticas, Amazonas, Rio de Janeiro e Roraima são os estados que apresentam os maiores índices da doença. Em relação à mortalidade, os índices foram superiores nos estados do Rio de Janeiro, Acre e Amazonas.

Ao todo, em 2021, foram registrados 68.271 novos casos de tuberculose no país. No ano seguinte, em 2020, foram registrados 68.939 novos casos. Em 2020, ocorreram 4.543 mortes pela doença, sendo que em 2019 foram registrados 4.532 óbitos.

Estima-se que, em 2020, a doença tenha acometido cerca de 9,9 milhões de pessoas no mundo, sendo responsável por 1,3 milhão de óbitos entre pessoas sem a infecção pelo HIV. Até 2019, a doença era a primeira causa de óbito por um único agente infeccioso, tendo sido, desde 2020, ultrapassada pela Covid-19.

Para ampliar e qualificar as ações de atenção, vigilância e gestão para o controle da doença no País, o Ministério publicou, em 2021, o documento norteador para a segunda fase do Plano Nacional pelo fim da Tuberculose. O objetivo é diminuir a incidência de registros para menos de 10 casos por 100 mil habitantes e menos de 230 óbitos por ano, até 2035, em meta pactuada internacionalmente.

Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A doença afeta principalmente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos. A forma extrapulmonar, que afeta outros órgãos que não o pulmão, ocorre mais frequentemente em pessoas vivendo com HIV, especialmente aquelas com comprometimento imunológico.

A transmissão acontece por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa, sem tratamento. A tuberculose não é transmitida por objetos compartilhados. Os sintomas incluem tosse por três semanas ou mais, febre vespertina, suor noturno e emagrecimento.

O tratamento dura no mínimo seis meses e pode ser feito com o uso de quatro medicamentos: rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os dias mais de 4,1 mil pessoas perdem a vida devido à tuberculose e cerca de 30 mil adoecem no mundo.

*Com informações da Agência Brasil e Ministério da Saúde