Municípios de Alagoas registram casos de gripe

Vários estados já registraram surtos da doença.

Pessoa com gripe

Pessoa com gripe

Apesar da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) ainda não ter se manifestado sobre o caso, em vários municípios do estado está sendo registrado um aumento no número de pessoas que apresentam sintomas de gripe. Isso vem ocorrendo em outros estados como Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco.

Como os sintomas são parecidos com SRAG (Sindrome Gripal Aguda Grave), tem aumentado a procura por tratamento em postos de apoio destinados à Covid-19. Em outros estados, as autoridades têm demonstrado muita preocupação também com o vírus da família Influenza.

Trata-se da H3N2, uma cepa da Influenza, que já matou uma pessoa na Bahia, estado onde o surto é considerado mais contundente.

Esse período de chuva favorece a disseminação do vírus, e apesar de muitas pessoas estarem alerta com relação a como se prevenir para evitar a contaminação, a doença tem se espalhado rapidamente.

Estou com sintomas. O que fazer?

De acordo com a infectologista Nancy Bellei, professora da Unifest e coordenadora de testagem do Hospital São Paulo, quem apresentar os sintomas precisa se isolar entre cinco e seis dias após apresentá-los. Após esse período, é necessário esperar a febre cessar completamente por 24 horas e, só então, retomar o contato social.