
Maceió registrou cinco ocorrências relacionadas a morcegos apenas no mês de janeiro de 2025, conforme informou a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS). O número equivale ao total de denúncias recebidas durante todo o ano de 2024.
Carlos Fernando Rocha, biólogo da UVZ, ressaltou a preocupação com o aumento repentino das ocorrências.
“As denúncias registradas em janeiro de 2025 foram preocupantes, pois recebemos cinco casos, número equivalente ao total do ano passado. É fundamental que a população saiba como agir ao encontrar um morcego no chão, seja ele morto ou debilitado”, afirmou.
Segundo a SMS, ao encontrar morcegos mortos, caídos ou agonizando, é importante evitar qualquer contato direto. Animais nessa condição podem estar contaminados com o vírus da raiva, que pode ser transmitido para cães, gatos, suínos, equinos e até seres humanos.
As autoridades reforçam que, em casos de avistamento, a população deve acionar imediatamente a UVZ, evitando manusear os morcegos. Após o chamado, uma equipe será encaminhada até o local, para fazer a remoção do animal.