Saúde

Maceió registra duas mortes suspeitas por picada de aranha-marrom

Os principais sintomas apresentados pelas vítimas foram dor intensa, edema, equimose e necrose no local da picada.

Atualizado 1 ano atrás

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) comunicou que Maceió registrou duas mortes suspeitas por picada de aranha-marrom, uma espécie que não é comum no estado.

Entre agosto de 2024 e janeiro de 2025, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) notificou cinco casos de pacientes hospitalizados com suspeita de ataque por essa aranha.

Dos cinco casos registrados, dois evoluíram para óbito em Maceió, sendo que um deles envolveu um paciente vindo de Pernambuco, atendido em Alagoas. Os principais sintomas apresentados pelas vítimas foram dor intensa, edema, equimose e necrose no local da picada.

Diante disso, a Sesau emitiu um alerta à população para redobrar os cuidados e adotar medidas preventivas que evitem acidentes com animais peçonhentos.

Entre as principais orientações estão: Manter jardins e quintais limpos, evitando acúmulo de entulhos e lixo; Evitar folhagens densas próximas a paredes e muros; Não colocar as mãos em buracos, pedras e troncos desgastados; e Verificar roupas e calçados antes de vesti-los, especialmente em áreas próximas a vegetação.