‘Julho Amarelo’ alerta população para prevenção de hepatites virais

A legislação estabelece que deverão ser realizadas em todo o país, neste período, ações de combate às hepatites virais

A legislação estabelece que deverão ser realizadas em todo o país, neste período, ações de combate às hepatites virais — © Carla Cleto

A legislação estabelece que deverão ser realizadas em todo o país, neste período, ações de combate às hepatites virais — © Carla Cleto

Saúde — Sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 10 de janeiro deste ano, a lei que institui o ‘Julho Amarelo’ tem como objetivo alertar à população para combate e prevenção de hepatites virais. A legislação estabelece que deverão ser realizadas em todo o país, neste período, ações de combate à doença — dos tipos A, B, C, D, e E.

A doença pode ser transmitidas de diversas formas. Nos tipos A e E, ocorre pelo contato de fezes com a boca. Para os tipos B e C, a doença é transmitida através do contato com sangue contaminado seja em ambientes hospitalares ou de laboratório, como por exemplo, por meio de compartilhamento de seringas ou agulhas.

Os tipos A, B, C e D também podem ser transmitidos por relação sexual desprotegida. Entre os sintomas da doença estão pele e olhos amarelados, cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, urina escura e fezes claras.

Em muitos casos, no entanto, a pessoa não tem sintomas, segundo o Ministério da Saúde. Isso aumenta os riscos de a hepatite evoluir para cirrose ou câncer, por exemplo. Por isso, o órgão recomenda ir ao médico e fazer exames de rotina.

Campanha de combate e prevenção às hepatites virais

As ações voltadas para o combate, prevenção e diagnóstico precoce das hepatites virais são intensificadas nas unidades de saúde durante o Julho Amarelo. No próximo sábado (6), o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) estará no Conjunto Selma Bandeira realizando testes rápidos e orientações à população.

+ Tuberculose: Conheça a doença que mata milhares por dia

Na tarde do dia 11, o Hospital Veredas, localizado no Farol, receberá o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), com testes rápidos e orientação dos usuários. No dia 20, a Unidade de Saúde da Família (USF) Novo Mundo contará com as atividades do CTA. Já no dia 23, haverá um seminário para profissionais da área da beleza no Senac, no Poço, além de testagem e aconselhamento. E no dia 27, uma ação levará prevenção e orientação à Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes.

Hepatites virais

A gerente destaca ainda a importância da vacinação, como forma de prevenção à hepatite B, e a realização dos testes rápidos. Ainda segundo Teresa, as hepatites mais comuns na região são os tipo A, B e C. “A hepatite A tem relação com a higiene e manipulação de água e alimentos contaminados, associados a outros hábitos, como não lavar as mãos. Já as hepatites B e C podem ser transmitidas sexualmente. Para a B tem vacina, mas a C é tratável e já apresenta 95% de cura”, pontua.

A hepatite é uma doença extremamente silenciosa e que pode demorar décadas sem manifestar sinais e sintomas, levando o portador da doença a ter um diagnóstico em estágio avançado. “Por isso, é importante ter um diagnóstico precoce e fazer o teste, para que possam ser acessados os meios de tratamento do serviço público”, conclui Teresa.