Saúde

Hospital Helvio Auto alerta para o aumento no registro de casos graves de AIDS

Como forma de conscientização pelo Dezembro Vermelho, o hospital oferecerá testes abertos à população nesta quarta-feira (1º), das 8h às 12h.

Publicado:


Homem fazendo o teste rápido para HIV | © Ana Paula Tenório
Homem fazendo o teste rápido para HIV | © Ana Paula Tenório

Nos últimos meses, profissionais do Hospital Escola Doutor Helvio Auto (HEHA), no bairro do Trapiche, em Maceió, têm registrado alta frequência nos diagnósticos de casos graves de AIDS — doença causada pela infecção do HIV—, fato que pode ter sido agravado com o pico da pandemia.

“Pacientes estão chegando ao HEHA com diagnóstico recente e já com sintomas graves de AIDS, não só com a infecção do HIV, mas com a AIDS já instalada. Muita gente não procurou os serviços de saúde para realizar o teste durante a pandemia”, atentou Lygia Antas, coordenadora do ambulatório de HIV/AIDS do HEHA.

As pessoas que procuraram atendimento médico apresentavam fraqueza, dores no corpo, tosse e febre. Esses sintomas podem ser facilmente confundidos com a Covid-19, o que dificultou o diagnóstico, uma vez que a pandemia alterou a triagem de rotina para o HIV nos serviços básicos de saúde.

De janeiro a dezembro de 2020, só no HEHA, foram identificados 317 novos casos de HIV/AIDS. Este ano, de janeiro a novembro já foram contabilizados 303 casos, que dependendo da gravidade, são encaminhados para tratamento ambulatorial ou internação.

Para alertar a população, o Hospital Helvio Auto irá oferecer testes abertos à população para detectar o vírus HIV, além de ações educativas e orientações pré e pós-testes. A iniciativa, que faz parte das ações do Dezembro Vermelho, mês dedicado à luta contra a AIDS, acontecerá nesta quarta (1), das 8h às 12h.

Vale ressaltar que, além do tratamento ambulatorial, é realizada no HEHA a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) para quem teve contato direto com o vírus ou passou por alguma situação de risco. Atualmente, mais de 2.700 pacientes provenientes de todo o estado com HIV/AIDS são acompanhados ambulatorialmente pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE) da unidade hospitalar.

No Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, comemorado nesta quarta, 1º de dezembro, a equipe do Hospital Helvio Auto distribuirá laços vermelhos da solidariedade e preservativos (masculinos e femininos) a usuários e servidores, além da prestação de informações, distribuição de panfletos educativos e orientações sobre o uso correto do preservativo e maneiras de evitar o contágio.

Como participar da testagem?

Para realizar os testes, o cidadão deve trazer um documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência. A equipe do HEHA está preparada para fazer as orientações pré e pós-testes e efetuar o procedimento. Os resultados dos testes rápidos saem em torno de 30 minutos. Após a testagem, o cidadão será encaminhado para a sala de espera para acolhimento e aconselhamento individual com a equipe de Psicologia. Aos que forem diagnosticados, a primeira consulta médica já é realizada em seguida.

*Com informações da Assessoria

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Joel de Assis recebeu o tratamento que precisava contra o AVC do tipo isquêmico e teve a vida salva no HGE | @ Thallysson Alves
Saúde
Unidade de AVC do HGE salva a vida de pedreiro que sofreu derrame

Paciente contou com a assistência da primeira unidade exclusiva para o tratamento da doença no Estado de Alagoas


Lula e a ministra - @reprodução
Saúde
Lula autoriza cirurgia no pênis e na vagina pelo SUS e beneficia comunidade trans

De acordo com ativistas, a inclusão desses procedimentos na Tabela de Procedimentos do SUS representa um passo significativo para a garantia de direitos e dignidade das pessoas trans.


As pessoas LGBTQIAPN+ que sofrem violência são acolhidas e assistidas nas Salas Lilás | @ Nildo Lopes/ Ascom Sesau
Saúde
Sesau assegura assistência médica e psicológica para comunidade LGBTQIAPN+

Iniciativas promovidas pela gestão estadual visam à diminuição da desigualdade de acesso à saúde


Evento reuniu profissionais e gestores de saúde municipais de várias cidades da Região III de Saúde | @ Ascom Sesau
Saúde
Caravana da Saúde Mental chega a União dos Palmares

Iniciativa da Sesau reúne profissionais que atuam nos Caps em Alagoas


Paciente fazendo hemodiálise - @Reprodução
Saúde
Municípios de AL que não ofertam tratamento renal pelo SUS entram na mira da Defensoria

A Defensoria Pública concedeu um prazo de 30 dias para que as irregularidades sejam corrigidas.