
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), firmou um acordo de cooperação técnica entre o Instituto do Coração de São Paulo (InCor/SP), Fundação Zerbini e o Hospital do Coração Alagoano, unidade referência no atendimento de alta complexidade por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas.
A cerimônia para celebração da parceria ocorreu na noite desta segunda-feira (3), no Palácio República dos Palmares, no bairro do Centro, em Maceió.
O acordo de cooperação prevê a execução do Programa Memorial Adib Jatene de Ensino e Pesquisa, com a realização de ações e serviços voltados para o ensino, pesquisa, extensão, assistência integral à saúde, desenvolvimento institucional, científico, tecnológico e de gestão administrativa e operacional para o Hospital do Coração Alagoano.
Na solenidade de assinatura, o secretário de Estado de Governo, Vítor Pereira, representou o governador Paulo Dantas. Participaram ainda da cerimônia, o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda; o diretor do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo; o cirurgião cardiovascular e deputado estadual, José Wanderley Neto, representando o Legislativo estadual, além dos diretores do InCor/SP), Fábio Nakandakare Kawamura; e da Fundação Zerbini, Paulo Eduardo Rodrigues da Silva.
Segundo o diretor do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo, a parceria vai ajudar a aprimorar fluxos, processos e o atendimento aos pacientes. “Essa parceria representa muito pra gente, vamos ser acompanhados por instituições de renome nacional e internacional para uma rica troca de experiências. Quem ganha com isso tudo é o povo alagoano, que vai ter um hospital com atendimento ainda mais excelente. Parabéns ao governador Paulo Dantas por nos dar todas as condições. Para nós isso é muito significativo e importante”, frisou.
Por sua vez, o diretor-executivo do InCor/SP, Fábio Nakandakare Kawamura, ressaltou a capacidade técnica do Hospital do Coração Alagoano. “Pudemos ver no olhar dos pacientes o quão acolhedor e resolutivo o Hospital do Coração Alagoano é. Com esse acordo, queremos compartilhar o que aprendemos nos 48 anos de história do InCor/SP, para que possamos avançar ainda mais aqui em Alagoas. Estamos muito satisfeitos e esperamos extrair bons frutos dessa parceria”, disse.
Já o diretor da Fundação Zerbini, Paulo Eduardo Rodrigues da Silva, afirmou que a parceria vai gerar bons frutos para a cardiologia alagoana. “A colaboração com o Hospital do Coração Alagoano é uma oportunidade de compartilharmos conhecimentos e experiências, não apenas na formação de novos profissionais, mas também no aprimoramento contínuo dos serviços prestados à população. Acreditamos que o Programa Memorial Adib Jatene será um marco no avanço da cardiologia no Estado”, pontuou.
O cirurgião cardiovascular e deputado estadual, José Wanderley Neto, também frisou a importância do Hospital do Coração Alagoano para a rede estadual de saúde. “É um momento ímpar. Vamos atuar em conjunto com uma das maiores instituições do mundo na área de cardiologia, que fez e faz história. Nosso objetivo é avançar ainda mais na excelência do atendimento especializado em cardiologia para os alagoanos. Queremos fazer ainda mais políticas públicas voltadas à saúde cardiovascular e essa parceria é fundamental para isso”, afirmou o parlamentar.