Folha admite erro em matéria sobre vacinas vencidas

Segundo o editorial publicado pela Folha, a reportagem diz que errou por não reconhecer a possibilidade de uma falha no sistema do SUS.

Vacina contra a Covid-19 – © Voisin/Phanie/AFP

Vacina contra a Covid-19 – © Voisin/Phanie/AFP

Um editorial publicado pela Folha de São Paulo na última terça-feira (06/07) reconhece o erro na matéria que aponta que 26 mil vacinas vencidas foram aplicadas em diversos municípios por todo o país.

O texto admite que a “reportagem da Folha sobre vacinas vencidas errou ao não deixar claro, em sua primeira versão, que os registros de 26 mil doses aplicadas fora do prazo de validade poderiam decorrer de erros do sistema do Ministério da Saúde”.

Embora tenha admitido que deveria ter deixado claro, que a informação de que os municípios aplicaram vacinas vencidas, poderia ter sido provocada por um erro no sistema do SUS, a nota explica que de fato, alguns municípios reconheceram tê-las aplicado, “tanto que, após sua publicação, algumas cidades anunciaram processos de revacinação devido à aplicação de doses fora do prazo de validade”.

Por todo o país, e inclusive em Alagoas, secretários estaduais e municipais de saúde se manifestaram sobre a matéria da Folha, e negaram que vacinas vencidas tivessem sido aplicadas na população.